DIDEROT E A GLÓRIA

a história da enciclopédia

Autores

  • Fabiana Tamizari Universidade de Coimbra

Resumo

Denis Diderot (1713-1782) participou durante vinte e cinco anos da organização e edição da Enciclopédia e isso resultou em dezessete volumes de texto, com um total de 71.818 verbetes, além de onze volumes de pranchas, quatro volumes de suplementos de texto e um de pranchas e dois para o índice. Durante todo esse período enfrentou uma série de problemas, a maioria deles relacionados a perseguições e proibições impostas pelo Estado e pela Igreja. Os iluministas assumem uma da nova postura proposta pelos enciclopedistas frente ao conhecimento. Não se trata mais de algo definitivo e inquestionável, mas do fruto de muita pesquisa, experiência e discussão, buscando divulgar o saber e contribuir para a emancipação do indivíduo e da sociedade. Mas, para que o conhecimento tivesse essa nova face, foi necessário travar uma batalha épica e, por que não dizer gloriosa, para publicar uma obra que propunha a popularização do conhecimento e o estímulo à autonomia e ao questionamento da ordem socioeconômica vigente. Neste artigo, resgatamos a história da Enciclopédia, com ênfase no papel de Diderot no processo, a sua persistência, apesar de representar um determinado momento histórico, não perdeu a sua atualidade, uma vez que ainda defendemos que o ideal do filósofo seja uma realidade no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BADINTER, E. “Introdução”. In: CHATELET, G.E.T.B. Discurso sobre a felicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. As paixões intelectuais: exigência de dignidade 1751-1762. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

______. As paixões intelectuais: a vontade de poder 1762-1778. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BEILIN, A. Denis Diderot: la culture et l ́éducation. Paris: Scérén, 2011.

BOMBART. M. “L ́écrivain à as table de travail: la genèse conflictuelle d ́um best- seller”. In: DIDEROT, D.; D’ALEMBERT, J. R. Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. Paris: Éditions Gallimard, 2008.

CARPENTIER, J.; LEBRUN, F. Historie de France. Paris: Éditions du Seuil, 2000.

CHAGNIOT, J. Nouvelle histoire de Paris: Paris au XVIII siècle. Paris: Diffusion Hachette, 1988.

CHATELET, G.E.T.B. Discurso sobre a felicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

COMBEAU, Y. Louis XV: l’inconnu bien-aimé. Paris: Belin, 2016.

COSTA SANTOS, M. “Diderot e a filosofia dos saltos e solavancos”. In: DIDEROT, D. Da interpretação da natureza e outros escritos. São Paulo: Iluminuras, 1989.

DEUTSCH, L. Próxima estação, Paris: uma viagem histórica pelas estações do metrô parisiense. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

DIDEROT, D.; D ́ALEMBERT, J. R. Enciclopédia ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

FOURNIER, J. F. Saint-Roch. Paris: Association des amis des ouvres et des écoles deSaint-Roch, 2011.

HELVÉTIUS, C. A. Do espírito. São Paulo: Abril, 1973.

KUNDERA, M. Jacques e seu amo: homenagem a Denis Diderot em três atos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988.

MATOS, L. F. F. A cadeia secreta. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MOLIÈRE, J. B. P. O doente imaginário. São Paulo: Editora 34, 2011.

PIMENTA, P.; SOUZA, M. G. “Dados gerais sobre a enciclopédia”. In DIDEROT, D.; D ́ALEMBERT, J. R. Enciclopédia ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

PROUST, J. Lectures de Diderot. Paris: Librairie Armand Colin, 1974.

______. Diderot et l’Encyclopédie. Paris: Albin Michel, 1995.

ROUSSEAU, J. J. Carta a D’Alembert. Campinas: Editora UNICAMP, 2015.

VÉRAIN, J.” J’encyclopédise comme um forçat” In: DIDEROT, D. L’Encyclopédie: 50 articles fondamentaux. Paris: Éditions Mille et une nuits, 2013.

WILSON, A. Diderot. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Downloads

Publicado

2025-07-26

Como Citar

Tamizari, F. (2025). DIDEROT E A GLÓRIA: a história da enciclopédia. Revista Paranaense De Filosofia, 5(1), 94–117. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpfilo/article/view/10524

Edição

Seção

Artigos