DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA
o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327Palabras clave:
dominação, violência simbólica, sistema de ensino, título escolar, BourdieuResumen
Com base nas análises de Pierre Bourdieu, o artigo visa construir um quadro comparativo entre dois modos de dominação (um tradicional e outro moderno) para destacar as especificidades da dominação nas sociedades modernas capitalistas. Buscaremos mostrar que a dominação tipicamente moderna supõe um crescente processo de objetivação dos mecanismos de reprodução social – tais como a formação de um mercado econômico autorregulado, de sistemas de ensino, do Estado e do direito – que se articulam para fazer com que a ordem social obtenha um princípio imanente de conservação, dispensando seus agentes de agir diretamente em prol da manutenção das desigualdades e hierarquias. Observando esse movimento, buscaremos destacar o lugar do sistema de ensino como instituição central do processo de reprodução social e como instância legitimadora das novas divisões da sociedade moderna, cada vez mais justificáveis pela função exercida pelos títulos escolares.
Descargas
Citas
AZEVEDO, F. Sociologia educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com os outros fenômenos sociais. São Paulo: Edições Melhoramentos, 2ª ed., 1951.
BOURDIEU, P. “Les modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 2, n. 2-3, p. 122-132, juin 1976.
______. “Le titre et le poste: rapports entre le système de production et le système de reproduction”, in Actes de la recherche en sciences sociales, v.1, n. 2, p. 95-107, mars 1975.
______. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris : Éditions de Minuit, 1989.
______. “Stratégies de reproduction et modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 105, p. 3-12, décembre 1994.
PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PINTO, L. Pierre Bourdieu et la théorie du monde social. Paris : Éditions Albin Michel, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.