DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA

o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327

Palabras clave:

dominação, violência simbólica, sistema de ensino, título escolar, Bourdieu

Resumen

Com base nas análises de Pierre Bourdieu, o artigo visa construir um quadro comparativo entre dois modos de dominação (um tradicional e outro moderno) para destacar as especificidades da dominação nas sociedades modernas capitalistas. Buscaremos mostrar que a dominação tipicamente moderna supõe um crescente processo de objetivação dos mecanismos de reprodução social – tais como a formação de um mercado econômico autorregulado, de sistemas de ensino, do Estado e do direito – que se articulam  para fazer com que a ordem social obtenha um princípio imanente de conservação, dispensando seus agentes de agir diretamente em prol da manutenção das desigualdades e hierarquias. Observando esse movimento, buscaremos destacar o lugar do sistema de ensino como instituição central do processo de reprodução social e como instância legitimadora das novas divisões da sociedade moderna, cada vez mais justificáveis pela função exercida pelos títulos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEVEDO, F. Sociologia educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com os outros fenômenos sociais. São Paulo: Edições Melhoramentos, 2ª ed., 1951.

BOURDIEU, P. “Les modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 2, n. 2-3, p. 122-132, juin 1976.

______. “Le titre et le poste: rapports entre le système de production et le système de reproduction”, in Actes de la recherche en sciences sociales, v.1, n. 2, p. 95-107, mars 1975.

______. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris : Éditions de Minuit, 1989.

______. “Stratégies de reproduction et modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 105, p. 3-12, décembre 1994.

PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PINTO, L. Pierre Bourdieu et la théorie du monde social. Paris : Éditions Albin Michel, 2012.

Publicado

2024-07-22

Cómo citar

Coletto Costa, M. G. (2024). DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA: o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu. Revista Paranaense De Filosofia, 4(1), 375–397. https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327

Número

Sección

Artigos