DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA
o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327Palabras clave:
dominação, violência simbólica, sistema de ensino, título escolar, BourdieuResumen
Com base nas análises de Pierre Bourdieu, o artigo visa construir um quadro comparativo entre dois modos de dominação (um tradicional e outro moderno) para destacar as especificidades da dominação nas sociedades modernas capitalistas. Buscaremos mostrar que a dominação tipicamente moderna supõe um crescente processo de objetivação dos mecanismos de reprodução social – tais como a formação de um mercado econômico autorregulado, de sistemas de ensino, do Estado e do direito – que se articulam para fazer com que a ordem social obtenha um princípio imanente de conservação, dispensando seus agentes de agir diretamente em prol da manutenção das desigualdades e hierarquias. Observando esse movimento, buscaremos destacar o lugar do sistema de ensino como instituição central do processo de reprodução social e como instância legitimadora das novas divisões da sociedade moderna, cada vez mais justificáveis pela função exercida pelos títulos escolares.
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Citas
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