A LEITURA DO CLÁSSICO ADAPTADO PARA HQ E O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR FILOSÓFICO

Autores/as

  • Leandro Raphael Vicente UFABC

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7144

Resumen

O objetivo deste trabalho é abordar sobre o modo como as histórias em quadrinhos são utilizadas no ensino de filosofia para suscitar uma nova perspectiva sobre estes materiais, pois o preconceito e a desvalorização desta linguagem tem dificultado a elaboração de práticas pedagógicas diferenciadas. Em relação a estrutura narrativa dos quadrinhos, o que se percebe é uma rica e complexa forma de transmitir mensagens, capaz de agradar os estudantes e estimular o seu desejo pela leitura. Consideramos que, uma “parceria” entre quadrinhos e filosofia seja interessante para o desenvolvimento do olhar filosófico, já que está linguagem permite uma nova perspectiva sobre a realidade. Para avaliar estas questões, apresenta-se uma experiência prática desta proposta com uma adaptação de um clássico da literatura brasileira em formato HQ, desenvolvida com uma turma do ensino médio em uma escola pública de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula/ Alexandre Barbosa, Paulo Ramos, Túlio Vilela; Angela Rama, Waldomiro Vergueiro, (orgs.). – 4. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 20/07/2020

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999.

FEITOSA, Charles. Explicando filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2012.

JAF, Ivan. Amar, verbo intransitivo : Idilio / Mario de Andrade (adaptado por) Ivan Jaf, roteiro : Guazzelli, arte. – 2ed. – São Paulo : SOMOS Educação, 2018.

NIEZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. Tradução; Mario da Silva. São Paulo: Linoart, (1992).

PEREIRA, Marinê de Souza. Arte e ensino de filosofia no PIBID-UFABC. Rio de Janeiro. Ed. Autografia. 2016.

Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Raphael Vicente, L. (2022). A LEITURA DO CLÁSSICO ADAPTADO PARA HQ E O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR FILOSÓFICO. Revista Paranaense De Filosofia, 2(2), 17–30. https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7144

Número

Sección

Dossiê: As Artes e o Ensino de Filosofia - Artigos e Relatos de Experiência