A DESMISTIFICAÇÃO DA ARTE E DO GÊNIO EM "HUMANO, DEMASIADO HUMANO"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.2.5907

Palabras clave:

Arte. Gênio. Ciência. Espírito livre.

Resumen

Nosso objetivo, no presente artigo, será abordar os temas da desmistificação da arte e do gênio apresentados, principalmente, na obra Humano, demasiado humano, procurando dar conta dos seguintes assuntos: a arte e o gênio como herdeiros de autoridade religiosas e mitológicas; a posição de Nietzsche em frente ao conflito entre ciência e arte; a visão não inatista de gênio, ou seja, a necessidade de torna-se gênio; e, por fim, a relação entre gênio e espírito livre na busca pelo conhecimento.

 

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Biografía del autor/a

David Rogério Costa de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduado e mestre em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do GENi - Grupo de Estudos Nietzsche da UECE.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Costa de Lima, D. R. (2021). A DESMISTIFICAÇÃO DA ARTE E DO GÊNIO EM "HUMANO, DEMASIADO HUMANO". Revista Paranaense De Filosofia, 1(2), 129–149. https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.2.5907

Número

Sección

Artigos