PENSANDO A UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK NO ENSINO DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7078Keywords:
Ensino de Filosofia, Redes Sociais, Facebook, Diálogo, DiscussãoAbstract
Starting from the context of teaching philosophy in our country, this article points out the need to think about methodological resources that can overcome the limitations found in the scenario of public education, and that at the same time can promote reflection, argumentation, dialogue and discussion, so important to philosophical experience. In this sense, we highlight the great potential of using the social network Facebook as an auxiliary resource for teaching philosophy, recognizing it as capable of providing students who are already so familiar with social networks with the development of essential characteristics for philosophical thinking in high school.
Downloads
References
ALMEIDA, Elizabeth. “Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem”. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
ALMEIDA, Elizabeth. “Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje”. In: Encontro de educação e tecnologias de informação e comunicação, 5, 2007, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2007.
BENTO, Raquel. “A formação de professores e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola”. In: Revista Saberes da UNIJIPA, 1ª Ed, v. 01, jul. 2014. CERLETTI, Alejandro O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COUTO, Edvaldo. “Pedagogias das conexões. Compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais”. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea. (Orgs). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
GALLO, Sílvio. “A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade”. Ethica. Rio de Janeiro, v.13, n.1, p.17-35, 2006.
____________. “A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade”. In: GOTO, Roberto; SILVEIRA, Renê. (Orgs.) Filosofia no Ensino Médio: Temas, Problemas e Propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
GRAMSCI, Antonio., Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
HORN, Michel; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora: 34, 1999.
LIMA, Joaquim. As novas tecnologias no ensino. 2006. Disponível em: http://www.airpower.au.af.mil/apjinternational/apj-p/2006/2tri06/lima.html. Acesso em: 26 de out. 2019.
LORENZO, Eder. A utilização das redes sociais na educação. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2013.
MARTELETO, Regina. “Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação”. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n.1, p.71-81, jan./abr. 2001.
MOREIRA, António; JANUÁRIO, Susana. “Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem”. In: PORTO, Cristiane.; SANTOS, Edmea. (Orgs). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
MOREIRA, Benedito. “Os jovens e as tecnologias: entre a poética e o controle técnico”. In: SOUSA, Carlos. (Org.). Juventudes e tecnologias sociabilidades e aprendizagens. Brasília: Liber Livro, 2015. p. 21-42.
PRENSKY, Marc. “Nativos Digitais, Imigrantes Digitais”. On the Horizon, 9(5). 2001. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/fetch/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf. Acesso em: 25 de out. 2019.
SCHLEMMER, Eliane; CARVALHO, José. “Gestão de um consórcio nacional para educação a distância organizado na forma de comunidade virtual de aprendizagem: a estratégia da CVA-RICESU”. Colabor@ (Curitiba), São Leopoldo, v.3, n.10,1-9,005.
SILVA, Antonio.; FERREIRA, Marta. “Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas”. Informação & Informação, Londrina, v. 12, n. esp., 2007.
SILVEIRA, Ismar. “Materiais didáticos digitais”. In: GALLO, S. Filosofia – Experiência do Pensamento. (Manual do Professor). São Paulo: Scipione, 2013.
TOMAEL, Inês.; ALCARÁ, Adriana; DI CHIARA, Ivone. “Das redes sociais à inovação”. Ciência da Informação. Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Filosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.