QUANDO A VERDADE ENFRAQUECE
o Pensamento Fraco como Superação da Violência Metafísica
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2026.6.1.11620Keywords:
Gianni Vattimo, Violência, Pensamento FracoAbstract
Neste artigo, examinamos o pensamento do filósofo, político e crítico cultural italiano Gianni Vattimo, com ênfase em suas reflexões acerca da violência da verdade e do conceito de pensamento fraco (pensiero debole). A pesquisa adota o método hermenêutico-filosófico, fundamentado em revisão bibliográfica e no diálogo crítico com intérpretes da obra vattimiana, visando interpretar suas contribuições ao debate pós-moderno sobre metafísica, verdade e democracia. Inicialmente, apresenta-se de forma sintética o percurso intelectual do autor e algumas de suas principais obras. Em seguida, analisa-se a noção de violência da verdade, segundo a qual, desde Platão, o pensamento ocidental permanece submetido a categorias metafísicas e a pretensões universalizantes de verdade. Para Vattimo, tal violência não se limita ao âmbito religioso, estendendo-se ao pensamento moderno, à ciência e à técnica. Por fim, discute-se o pensamento fraco como atitude crítica de enfraquecimento dessas pretensões, que busca libertar o ser humano de estruturas rígidas e totalizantes. Ancorado em Nietzsche e Heidegger, Vattimo mobiliza a “morte de Deus” e a noção de Verwindung em favor do pluralismo.
Downloads
References
Referências
ANTISERI, Dario. (1996) The Weak Thought and Its Strength, Trans. by Gwyneth Weston, Avebury.
SCHÜRMANN, R. (1987) Heidegger on Being and Acting: From Principles to Anarchy, Trans. by Christine-Marie Gros Indiana University Press.
MORO, Simonetta (ed.). The Vattimo Dictionary. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos, ou, Como se Filosofa com o Martelo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ROBBINS, Jeffrey. (ed) (2007) After the Death of God, Columbia University Press.
SNYDER. R. John. (1988) Introduction In The End of Modernity.
VATTİMO, G, (1997) Beyond Interpretation, Trans. by David Webb, Polity Press.
VATTIMO, G. Não ser Deus: Uma autobiografia a quatro mãos. Tradução: Federico Carotti – Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
VATTİMO, G, (2004) Nihilism and Emancipation, Ethics, Politics and Law, edited by Santiago Zabala, Columbia University Press.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: hermenêutica e niilismo na cultura pós-moderna. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VATTİMO, G, (1988), The End of Modernity. Trans. John R. Snyder. The Jonhs Hopkins University Press.
VATTİMO, G. – ZABALA S. (2011) Hermeneutic Communism: From Heidegger to Marx, Columbia University Press.
VATTİMO, G and ROVATTİ P. A. (editors) (2012) Weak Thought, translated by Peter Carravetta, Sunny Press.
WOODWARD Ashley, (2009) “The Verwindung of Capital: On the Philosophy and Politics of Gianni Vattimo”, Symposium: The Canadian Journal of Continental Philosophy, 13:1 73-99.
ZABALA, Santiago, (ed) (2005) The Future of Religion, Columbia University Press. ZABALA, Santiago, (ed) (2007) Weakening Philosophy, McGill-Queen’s University Press.
ZABALA, Santiago, (2009) Remains of Being: Hermeneutic Ontology After Metaphysics. Columbia University Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Revista Paranaense de Filosofia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
