DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA

o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327

Palavras-chave:

dominação, violência simbólica, sistema de ensino, título escolar, Bourdieu

Resumo

Com base nas análises de Pierre Bourdieu, o artigo visa construir um quadro comparativo entre dois modos de dominação (um tradicional e outro moderno) para destacar as especificidades da dominação nas sociedades modernas capitalistas. Buscaremos mostrar que a dominação tipicamente moderna supõe um crescente processo de objetivação dos mecanismos de reprodução social – tais como a formação de um mercado econômico autorregulado, de sistemas de ensino, do Estado e do direito – que se articulam  para fazer com que a ordem social obtenha um princípio imanente de conservação, dispensando seus agentes de agir diretamente em prol da manutenção das desigualdades e hierarquias. Observando esse movimento, buscaremos destacar o lugar do sistema de ensino como instituição central do processo de reprodução social e como instância legitimadora das novas divisões da sociedade moderna, cada vez mais justificáveis pela função exercida pelos títulos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, F. Sociologia educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com os outros fenômenos sociais. São Paulo: Edições Melhoramentos, 2ª ed., 1951.

BOURDIEU, P. “Les modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 2, n. 2-3, p. 122-132, juin 1976.

______. “Le titre et le poste: rapports entre le système de production et le système de reproduction”, in Actes de la recherche en sciences sociales, v.1, n. 2, p. 95-107, mars 1975.

______. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris : Éditions de Minuit, 1989.

______. “Stratégies de reproduction et modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 105, p. 3-12, décembre 1994.

PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PINTO, L. Pierre Bourdieu et la théorie du monde social. Paris : Éditions Albin Michel, 2012.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Coletto Costa, M. G. (2024). DA DOMINÇÃO TRADICIONAL À MODERNA: o significado do sistema de ensino na visão de Pierre Bourdieu. Revista Paranaense De Filosofia, 4(1), 375–397. https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.9327

Edição

Seção

Artigos