A LEITURA DO CLÁSSICO ADAPTADO PARA HQ E O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7144Resumo
O objetivo deste trabalho é abordar sobre o modo como as histórias em quadrinhos são utilizadas no ensino de filosofia para suscitar uma nova perspectiva sobre estes materiais, pois o preconceito e a desvalorização desta linguagem tem dificultado a elaboração de práticas pedagógicas diferenciadas. Em relação a estrutura narrativa dos quadrinhos, o que se percebe é uma rica e complexa forma de transmitir mensagens, capaz de agradar os estudantes e estimular o seu desejo pela leitura. Consideramos que, uma “parceria” entre quadrinhos e filosofia seja interessante para o desenvolvimento do olhar filosófico, já que está linguagem permite uma nova perspectiva sobre a realidade. Para avaliar estas questões, apresenta-se uma experiência prática desta proposta com uma adaptação de um clássico da literatura brasileira em formato HQ, desenvolvida com uma turma do ensino médio em uma escola pública de São Paulo.
Downloads
Referências
BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula/ Alexandre Barbosa, Paulo Ramos, Túlio Vilela; Angela Rama, Waldomiro Vergueiro, (orgs.). – 4. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 20/07/2020
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999.
FEITOSA, Charles. Explicando filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2012.
JAF, Ivan. Amar, verbo intransitivo : Idilio / Mario de Andrade (adaptado por) Ivan Jaf, roteiro : Guazzelli, arte. – 2ed. – São Paulo : SOMOS Educação, 2018.
NIEZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. Tradução; Mario da Silva. São Paulo: Linoart, (1992).
PEREIRA, Marinê de Souza. Arte e ensino de filosofia no PIBID-UFABC. Rio de Janeiro. Ed. Autografia. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.