A EDUCAÇÃO NO NEOLIBERALISMO
problema ou solução de desenvolvimento das Sociedades?
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.1.6745Palavras-chave:
Educação, Neoliberalismo, Desenvolvimento, SociedadeResumo
O presente artigo tem como tema A Educação no Neoliberalismo: problema ou solução de desenvolvimento das Sociedades? Pretendemos reflectir sobre as contribuições que a educação enfrenta no neoliberalismo se são abonatórias ou não para o desenvolvimento das sociedades. A estratégia neoliberal de conquista hegemónica vai mais além do campo educacional, mesmo com prioridades, a educação e as políticas educativas regem por dependências dos grupos hegemónicos e das condições políticas da conjuntura histórica. O neoliberalismo é implementado por escolas e outras entidades na disseminação da centralidade económica como elemento estruturador das relações sociais e o Estado passando para a questão política. Com este horizonte, a educação é passada do índole dos direitos para índole do mercado, isto é transformar o direito social para um serviço, uma mercadoria que deve ser adquirida no livre mercado. O nosso país se iludiu com a necessidade da intervenção de mecanismos internacionais, onde as políticas neoliberais da educação são imposta por estes organismos (Banco Mundial e FMI) entre outros, que definem a forma como os países sobretudo pobres devem-se ajustar a globalização do capital e ao neoliberalismo. Como consequência do neoliberalismo na educação assistimos: menos recursos; prioridade no Ensino Básico; formação rápida e o barato apresentado como critério de eficiência; formação monos abrangente e mais profissionalizante; privatização de Ensino até superior; aceleração da aprovação para desocupar vagas e menor qualidade; turmas numerosas em todos Subsistemas de Ensino.
Palavras-chave: Educação, Neoliberalismo, Desenvolvimento, Sociedade.
Downloads
Referências
CASTIANO, José P. Referencias da Filosofia Africana: Em busca da Intersubjectivação. Ndjira, Maputo, 2010.
CASTIANO, José P., NGOENHA, Severino E. & BERTHOUD Gerald. A Longa Marcha duma Educação para Todos em Moçambique. Impressa Universitária, Maputo, 2005.
GOLIAS, Manuel. Sistemas de Ensino em Moçambique: Passado e Presente. Editora Escolar, Maputo, 1993.
GÓMEZ, Miguel Buendía. Educação Moçambicana História de um Processo:1962-1984. Imprensa Universitária –UEM, Maputo, 1999.
GONÇALVES, António Cipriano P. Educação, Modernidade e Crise Ética em Moçambique. Dondza editora, Maputo, 2011.
NGOENHA, Severino Elias. Estatuto e Axiologia da Educação: O Paradigmático Questionamento da Missão Suíça. Imprensa Universitária, Maputo, 2000.
_____________________. Intercultura, Alternativa à Governação Biopolítica? ISOED, Maputo 2013.
______________________. Tempos da Filosofia: Filosofia e Democracia Moçambicana. 2ª ed., Imprensa Universitária, Maputo, 2016.
SEVERINO, António Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3 p. 619-634, set./dez. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.