Instâncias da preservação audiovisual
o caso do Museu da Imagem e do Som do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8049Palavras-chave:
Preservação audiovisual, MIS-PR, Politícas culturais, EducaçãoResumo
O artigo tem como finalidade discutir sobre a preservação do audiovisual, diante do crescimento da produção audiovisual à nível mundial e com o desenvolvimento de novas tecnologias, as instituições museológicas acabam tendo um papel importante principalmente no que tange a preservação desses arquivos e o acesso do público às produções. O objetivo é evidenciar os trabalhos realizados pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), que se trata da segunda instituição mais antiga da rede de MISes do Brasil, cujo acervo é caracterizado por sua pluralidade, com cerca de 3 milhões de objetos. Dissertar sobre a caracterização das ações de preservação do acervo audiovisual na instituição, articulando as relações existentes entre os aspectos técnicos da preservação e as políticas culturais voltadas para o setor audioviual e museológico em âmbito nacional. Buscamos também analisar as possíveis contribuições da instituição para o campo da educação e como as ações se dão por meio da metodologia da educação patrimonial. O recorte teórico e metodológico está embasado nos autores: Myrian Sepúlveda dos Santos(2002), Antonio Albino Canelas Rubim (2007) e Maira Laura Souza Alvez Bezerra Lindner (2013), que discutem as políticas públicas, a preservação audiovisual, com Maria Fernanda Curado Coelho (2009), Hernani Heffner (2011) e Ray Edmondson (2002) e a ação educativa e educação patrimonial, com Denise Grinspum (2000) e Tatiana Dantas Marchette (2016).
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