PRESLEY, UM HÍBRIDO MODÉLICO À AUDIOVISUALIDADE ATORAL

UMA APARIÇÃO CORPORIFICANDO MASCULINIDADES

Autores

  • Ricardo Di Carlo Ferreira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4429

Palavras-chave:

Elvis Presley, Hybrid model, Actor’s audiovisuality, Embodying masculinities, Star-actor-author-singer-dancer

Resumo

Avento a hipótese de que a aparição de Elvis Presley nas mí­dias contextuais do seu perí­odo tempório atuacional instou um hibridismo modélico (astro-ator-autor-cantor-dancer) na audiovisualidade atoral, que passou a obrar sob outra perspectiva de atuação na grande seara do audiovisual, corporificando masculinidades. Nada obstante, busco traçar os aspectos concernentes à profissão de ator-cantor estelar empreendidos pelo artista, para justapor-se como modelo operativo à atorialidade audiovisual. Para tanto, tomo por objeto de análise o modus operandi de aparição de Elvis Presley, em duas vias: 1. extra-aparição audiovisual, sabendo de antemão que o artista se tratou de um ente hí­brido (servindo as indústrias fonográfica e cinematográfica), eu perscruto suas cinesias de aparição via análise crí­tica de reviosionamento bibliográfico, detido, sobretudo na pragmática do star system alvitrada por teóricos como Edgar Morin e Jean-Claude Bernardet; e, 2. aparição audiovisual - emprego a metodologia de cruzamento de imagens de Etienne Samain, comparando imagens da estatuária grega da Antiguidade, em diálogo com as corporificações de Elvis Presley em suas figurações audiovisuais, em que pontuo que este fator conferiu-lhe autoria fí­lmica performando a corporificação dos filmes que atuava – praxeologia aventada por Patrick McGilligan. Abaliza-se que os intérpretes estritos passam a engendrar corporalidades masculinas múltiplas, desde as primeiras aparições de Presley. Outrossim, ele inaugura essa nova categoria atoral, de rock star-artista de cinema (cantores-estrelas representando cantores estrelas/similares, artistas de rock/bad boys), quase sempre buscando replicar o caráter modélico de disrupção do arquétipo masculino contumaz, caminhando pelas vias da liberdade de ser/estar que a cultura do rock'n'roll alastrava.

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Biografia do Autor

Ricardo Di Carlo Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II (FAP)

Mestre em Cinema e Artes do Ví­deo, pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP): Linha de pesquisa (1): Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Ví­deo. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes, pela UNINTER. Graduado em Teatro, também, pela UNESPAR. E-mail: ricodicarlo@gmail.com

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

FERREIRA, Ricardo Di Carlo. PRESLEY, UM HÍBRIDO MODÉLICO À AUDIOVISUALIDADE ATORAL: UMA APARIÇÃO CORPORIFICANDO MASCULINIDADES. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 211–235, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.4429. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4429. Acesso em: 22 dez. 2024.