CONTRAESPAÇOS ENTRE DANÇA E ARQUITETURA: RELATO DE PROCESSO DE PESQUISA DE/EM CRIAÇÃO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2017.17.2.2087Resumo
Este artigo é constituído por um relato da defesa da coreotese de doutorado
desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
Universidade Federal da Bahia, no qual são expostos os pontos de partida da pesquisa, seu desenvolvimento e amadurecimento ao longo do processo e como os capítulos foramorganizados em sua forma final. A pesquisa desenvolveu-se através da realização de umprocesso artístico-teórico de criação de uma obra de dança contemporânea, tendo comoponto de partida e inspiração a obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid e seguiu asabordagens metodológicas da Prática como Pesquisa e da Pesquisa Guiada pela Prática,colocando em relação transversal os Estudos Coreológicos (Rudolf Laban e autoresrelacionados), estudos da dança, a arquitetura e as artes visuais. O processo, intituladoContraespaço, compreendeu e encadeou reflexões sobre possíveis relações criativasentre dança e arquitetura, ao mesmo tempo considerando a produção e prática artísticoteóricaem dança do autor nos últimos 20 anos e rastros de suas principais influênciascoreográficas. A pesquisa ocupou-se em revelar o aspecto processual da criação emdança como pesquisa e como esse processo pode ser atravessado por inúmeros estímuloscorporais, visuais e teóricos e em valorizar o campo da dança como articulador de relações
interartísticas e interdisciplinares. O processo foi informado pelos conceitos de imaginaçãoespacial, imaginação corporal e imaginação de movimento, cruzando os autores RudolfLaban, Gaston Bachelard e Maxine Sheets-Johnstone.
Palavras-chave: Dança. Arquitetura. Coreografia. Processo Criativo. Prática como
Pesquisa.
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