CRIAÇÃO COMO CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA EXPERIÊNCIA DO ARTISTA-DOCENTE DA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2017.17.2.2084Resumo
O propósito deste artigo é refletir sobre processos de criação em estreita
relação com a feitura de configurações de danças e a experiência da docência. Para tanto,partimos do entendimento de que práticas de ensino-aprendizagem podem ser organizadasenquanto situações de criação artística. Acontecimentos coletivos em dança, que sevalem pelo exercício contínuo de lidar com as incertezas e imprevisibilidades próprias dosprocessos relacionais intersubjetivos, são estratégias de composição de formulações eenunciações de questões no corpo. Vivencias artísticas que se valem de modos criativos
de estar e perceber a si, junto dos encontros entre diferenças, é potência para gestar outraslógicas organizacionais, para além de modelos fixos e rígidos de entendimento de corpoe movimento. As abordagens conceituais de afeto (Sèvèrac, 2009) e imunidade (Espósito,2010) se articulam para problematizar a criação como construção de conhecimento noscontextos artísticos de ensino-aprendizagem. O conhecimento se faz no agenciamento desingularidades, conhecer por vias de afetações, situações em que o corpo opera em contato
com outras forças, colocando em tensão as faculdades da sensibilidade, da memória e daimaginação.
Palavras-chave: Dança. Criação. Ensino-aprendizagem. Afeto.
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