COMUNIDADE DE PRÁTICA MUSICAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DE ETIENNE WENGER
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1599Resumo
Em nossa pesquisa, associamos o conceito de "comunidade de prática" de
Etienne Wenger com um contexto musical específico: o evento Canja de Viola, realizadohá mais de 20 anos na cidade de Curitiba. A nossa opção metodológica foi realizar umestudo de caso no ambiente da Canja de Viola por meio da utilização de dois instrumentosde coleta de dados em campo: entrevistas e observação participante. Como resultado, foipossível verificar que as relações do conceito de comunidade de prática musical com ocampo em estudo puderam ser observadas, especialmente a partir da análise dos aspectosidentitários e dos dados sobre a prática musical dos participantes do evento.
PALAVRAS-CHAVE: comunidade de prática, Canja de Viola, comunidade de prática
musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.