TESTEMUNHAL E FOTOJORNALÍSTICA: A NARRATIVA FOTOGRÁFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1590Resumo
Neste artigo, discuto a formação da fotografia brasileira enquanto conseqüência dasrelações sócio-econômicas que gestaram o Brasil nação, afirmando que a linguagem fotográficadesenvolvida no continente americano com o advento da fotografia é legítima herdeira da pinturahistórica desenvolvida desde os tempos de colônia. O texto irá argumentar que a chamadalinguagem documental, privilegiada pelos fotógrafos da América Latina, tem sua origem históricanos viajantes e, mais tarde, nos primeiros fotógrafos europeus que vieram para a América no intuito
de documentar da maneira mais fiel possível os aspectos exóticos do Novo Mundo, construindouma narrativa fotográfica documental e fortemente positivada.
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia; Brasil; história; representação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.