Entre arte, memória e resistência

as narrativas da arte mural do centro de Florianópolis

Autores

  • Indiara Pinto Brezolin
  • Jéssica Caroline Rodrigues de Lima
  • Maíra Longhinotti Felippe
  • Rachel Lopes Fernandes Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11003

Palavras-chave:

Muralismo, Pintura Mural, Arte Urbana, Centro Histórico, Florianópolis

Resumo

O muralismo é uma expressão visual que não apenas estimula a apreciação artística e o debate público, mas também tem o potencial de ressignificar e estabelecer novos territórios no espaço urbano. Este artigo investigou as principais temáticas abordadas nas pinturas murais do bairro Centro, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas 77 obras, organizadas em seis categorias temáticas: personalidades e homenagens; mística, lendas e contos; natureza; grafismo e abstração; figurativa com diversidade de estilos; e “pop arte urbana”. Os resultados indicam uma ampla diversidade temática, com destaque para a exaltação de personalidades locais, sugerindo uma valorização da história local por parte dos artistas e das instituições envolvidas na produção dessas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indiara Pinto Brezolin

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Arquitetura e urbanismo pela Faculdade Atitus Educação. Participa do Grupo de Pesquisa LAPAM - Laboratório de Psicologia Ambiental, através da linha pesquisa: Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das Edificações. Atuou na revisão e atualização de um plano de mobilidade urbana, através do Laboratório LabTrans/UFSC. Experiência na produção de pesquisas focadas nas temáticas: Percepção ambiental; arte urbana; mobilidade urbana; fenômenos psicológicos nas relações entre pessoas e ambientes; cuidado ambiental; cidades inteligentes.

Jéssica Caroline Rodrigues de Lima

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Pós-Arq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integra o Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC), coordenado pela Prof. Dr. Maíra Longhinotti Felippe. Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA/PPGAU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), concluído em 2019, período em que atuou como pesquisadora no Grupo de Estudos em Projetos de Arquitetura (gEPA), coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Márcio Toledo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL (2015), tem experiência docente em disciplinas de projeto, teoria e crítica da arquitetura, além de atuação na orientação de alunos e na condução de projetos interdisciplinares voltados à valorização de espaços urbanos inclusivos e sustentáveis.Com trajetória focada em pesquisa crítica sobre dinâmicas socioespaciais, design social e práticas urbanas participativas, o trabalho visa à democratização do conhecimento e à qualificação dos espaços urbanos. Integra projetos de extensão e pesquisa utilizando metodologias colaborativas e sustentáveis, com destaque para o projeto Participativo na Comunidade do Morro do Quilombo (Florianópolis), que está sendo sistematizado em um guia prático para apoiar outras comunidades. Suas áreas de pesquisa incluem teoria e história da produção e organização dos espaços domésticos, análise de projetos de habitação vertical e apartamentos, cidades inteligentes e tecnologias digitais aplicadas ao espaço urbano.Autora de um livro sobre a segregação espacial nas dependências de empregadas domésticas em edifícios residenciais, atua como parecerista ad hoc na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), promovendo inovações metodológicas e assegurando a excelência na apresentação de conteúdos educacionais. Como Designer Educacional no projeto Recursos Educacionais Digitais para Formação Profissional e Tecnológica na Contemporaneidade (Prosa/LANTEC-UFSC), desenvolve recursos educacionais digitais e metodologias ativas voltadas à formação profissional docente e tecnológica. Além disso, dedica-se à pesquisa sobre ética e inteligência artificial, com destaque para a apresentação do trabalho Artificial Intelligence and Academic Integrity: Emerging Ethical Challenges no VII Brazilian Meeting on Research Integrity (VII BRISPE), e o trabalho Segurança ou Controle? O Paradoxo da Inteligência Artificial na Segurança Urbana, que será apresentado no XVII Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo. Estes trabalhos refletem o compromisso com a crítica ao uso responsável das tecnologias contemporâneas.

Maíra Longhinotti Felippe

Arquiteta e Urbanista (UFSC, 2001), Mestra em Psicologia (UFSC, 2010) e Doutora em Tecnologia da Arquitetura (Università degli Studi di Ferrara, Itália, 2015). Possui pós-doutorado em Psicologia (UFSC, 2016-2018) e em Arquitetura e Urbanismo (UFSC, 2019). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Especialização em ATHIS - Residência em Arquitetura e Urbanismo - vinculada ao Centro Tecnológico da UFSC. Atualmente é Coordenadora do PósARQ e do Laboratório de Psicologia Ambiental - LAPAM/UFSC. Representante do Centro Tecnológico na Câmara de Pós-Graduação da UFSC. Desde 2018, participa do Grupo de Trabalho em Psicologia Ambiental da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Integrou a primeira Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (Gestão 2018-2021), tendo sido membro da comissão para a sua fundação. Tem experiência no campo da Psicologia Ambiental, especificamente nos seguintes temas: cuidado ambiental, apego ao lugar, linguagem e significado ambiental, ambientes restauradores. Dedica-se ao estudo das relações pessoa-ambiente aplicado ao planejamento ambiental.

Rachel Lopes Fernandes Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação na mesma instituição (2017), especialização em Design de Interiores - Ambientação e Produção do Espaço (2019) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo também pela UFSC (2024). Seu trabalho busca integrar temas como cuidado ambiental, psicologia ambiental, ambientes restauradores, além de explorar as linguagens e os significados dos espaços, promovendo soluções projetuais que aliem funcionalidade e bem-estar.

Referências

ALENCAR, V. P. Muralismo - Uma forma de arte pública. UOL Educação. 2012. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/muralismo-uma-forma-de-arte-publica.htm. Acesso em: 06 fev. 2024.

ANVERSA, L. Por que Florianópolis é conhecida como 'Ilha da Magia'?. Exame. 23 out. 2024. Disponível em: https://exame.com/mercado-imobiliario/por-que-florianopolis-e-conhecida-como-ilha-da-magia/. Acesso em: 28 jan. 2024.

BARROS, K. Valdí: o artista urbano de Florianópolis que foi reconhecido por revista escocesa. ND Mais. 4 mar. 2017. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/valdi-o-artista-urbano-de-florianopolis-que-foi-reconhecido-por-revista-escocesa/. Acesso em: 06 fev. 2024.

BOTTAMEDI, F. Quem é Jehnny Glow, trans retratada em mural de Florianópolis e que sonha em ‘ser grande’. ND Mais, 12 maio, 2021. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/trans-mural-florianopolis-sonha-ser-grande/. Acesso em: 06 fev. 2024.

BUENO, A.; REIS, A.; SABOYA, R. Sintaxe Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.

CAMARGO, M.; CAMARGO, M.. O graffiti enquanto pintura mural vanguardista: das ruas para a arquitetura. In: Seminário internacional de educação no mercosul, 16., 2012, Unicruz Campus, Cruz Alta. Anais...Cruz Alta: Universidade de Cruz Alta, 2012.

CARDOSO, M. Florianópolis ganhará mais uma obra de arte urbana. ND Mais, 2 abr. 2021a. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/florianopolis-ganhara-mais-uma-obra-de-arte-urbana/. Acesso em: 06 fev. 2024.

CASTELLANOS, P. Muralismo y resistencia en el espacio urbano. URBS: Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, v. 7, n. 1, p. 145-153, 2017.

CHIBIAQUI, A.; NÓR, S. Área central de Florianópolis: implicações do processo de revitalização urbana na vitalidade do setor leste. Oculum Ensaios, v. 17, 2020.

DOMINGUES, Giorgia. "Mulheres-Homens" nas Fronteiras da Ordem. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de Ciências Humanas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

FERNANDES, M. L.; ZEFERINO, J. “Os murais abertos” na América Latina: reflexões sobre teologia e arte na obra de Mino Cerezo Barredo. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 60, n. 2, p. 662-680, 2020.

FERNANDEZ, C.; AMARAL, E.. Motorista de aplicativo é homenageado com grafite em prédio no Centro de Florianópolis. G1 SC. 3 de fev. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/02/03/motorista-de-aplicativo-e-homenageado-com-grafite-em-predio-no-centro-de-florianopolis.ghtml. Acesso em: 06 fev. 2024.

IGNOREPORFAVOR. Entrevista com o artista IgnorePorFavor sobre seu mural Fritz e Rosa. Canal do YouTube do Street Art Tour. Produtora: Marina Tavares. Publicado em: 8 maio 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G-F9T1Td7C0. Acesso em: 06 fev. 2024.

G1 SC. Mural em homenagem a Antonieta de Barros é inaugurado no Centro de Florianópolis. 18 ago. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/08/18/mural-em-homenagem-a-antonieta-de-barros-e-inaugurado-no-centro-de-florianopolis.ghtml. Acesso em: 06 fev. 2024.

GONZÁLEZ, M. El muralismo mexicano desde un filtro filosófico. La relación entre la estética marxista y el muralismo. A Contracorriente: Revista de História Social y Literatura en América Latina, v. 11, n. 1, p. 395-401, 2013.

LOPES, M. Segunda etapa de mural em homenagem a Franklin Cascaes será inaugurada neste domingo. NSC Total, 27 nov. 2020. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/segunda-etapa-de-mural-em-homenagem-a-franklin-cascaes-sera-inaugurada-neste-domingo-29. Acesso em: 06 fev. 2024.

MACÁRIO, C.; HUMERES, B. O concreto e a tela - Florianópolis dá exemplo de harmonia entre espaço urbano e grafite, movimento que ganha força e se consolida como expressão de arte contemporânea. Nós, 2020. Disponível em: https://www.clicrbs.com.br/sites/swf/dc_nos_87/index.html. Acesso em: 06 fev. 2024.

MENEZES, C. “Circuito cidade negra” é destaque em Florianópolis. ND Mais, 9 set. 2021. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/circuito-cidade-negra-e-destaque-na-capital. Acesso em: 06 fev. 2024.

MORAES, A. Cosmologia do povo Laklãnõ Xokleng: um retrato artístico da resiliência indígena. Aborda, 30 nov. 2023. Disponível em: https://aborda.com.br/cosmologia-do-povo-laklano-xokleng-um-retrato-artistico-da-resiliencia-indigena/. Acesso em: 06 fev. 2024.

MONTEIRO, J. Vejam – O graffiti e a cidade. Abertura. 28 jan. 2022. Disponível em: https://abertura.art.br/vejam-o-grafite-e-a-cidade/. Acesso em: 06 fev. 2024.

MONTEIRO, J. O homem camaleão. Abertura. 04 fev. 2022. Disponível em: https://abertura.art.Aberturabr/o-homem-camaleao/. Acesso em: 28 jan. 2024.

MÜLLER, C. Urbanidades desviantes, território desviado: mercado cor-de-rosa e gentrificação em um pedaço LGBTQIA+ no Centro de Florianópolis. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. 2022.

NSC TV. Artista cria mural no Centro inspirado na fauna e flora de Florianópolis. G1, 21 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/06/21/artista-cria-mural-no-centro-inspirado-na-fauna-e-flora-de-florianopolis.ghtml. Acesso em: 06 fev. 2024.

OROFINO, M.; COLLAÇO, V.; MAKOWIECKY, S. 3º Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina - olhar feminino e magia: o fabuloso em Vera Sabino e Jandira Lorenz. Ilha de Santa Catarina: Ondina Editora, 2023.

PRADO, Windson. Como diferentes etnias transformaram Florianópolis em uma cidade cosmopolita. ND mais. 15 jun. 2023. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/como-diferentes-etnias-transformaram-florianopolis-em-uma-cidade-cosmopolita/. Acesso em: 28 jan. 2024.

PEDROSA, M. Acadêmicos e modernos: Textos escolhidos III. Otília Arantes (org.). São Paulo: Edusp, 1998.

PETRY, Eduardo. Patrimônios despercebidos no Centro Leste de Florianópolis: identificação como memória visível. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS. Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. 2007. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/?cms=lei+municipal+de+incentivo+a+cultura#:~:text=A%20Lei%20n%C2%BA.,marca%20divulgada%20no%20projeto%20incentivado. Acesso em: 06 fev. 2024.

SANTOS, A. Do mar ao morro: a geografia histórica da pobreza urbana em Florianópolis. 2009. Tese (Doutorado)- Faculdade de Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.

SCHMITZ, P. Galos, marcianos e quintais: a arte de Meyer Filho nas ruas de Florianópolis. ND Mais, 5 dez. 2021. Disponível em: https://ndmais.com.br/cultura/galos-marcianos-e-quintais-a-arte-de-meyer-filho-nas-ruas-de-florianopolis/. Acesso em: 06 fev. 2024.

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO. Florianópolis: A Ilha repleta de lendas para turismo no Dia das Bruxas. Agência de Notícias SECOM, 31 out. 2023. Disponível em: https://estado.sc.gov.br/noticias/florianopolis-a-ilha-repleta-de-lendas-para-turismo-no-dia-das-bruxas/. Acesso em: 06 fev. 2024.

SILVA, E. Pedagogia das Artes Urbanas - Encontrando Murais Gigantes na Cidade de São Paulo. Revista Educação Pública, v. 1, n. 2, 2022.

SUGAI, M. Segregação silenciosa: investimentos públicos e distribuição socioespacial na área conurbada de Florianópolis. 2002. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

STREET ART TOUR. Streetarttourfloripa [Perfil do Instagram]. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/streetarttourfloripa/. Acesso em: 06 fev. 2024.

TIRELLO, Regina Andrade. O restauro de um mural moderno na USP: o afresco de Carlos Magano. CPC – Comissão de Patrimônio Cultural, Universidade de São Paulo, 2001.

TREVISOL, N. Poeta Cruz e Sousa entra em cena e recebe merecido reconhecimento em Florianópolis. Notícias da UFSC, 11 jul. 2019. Disponível em: https://noticias.ufsc. Acesso em: 06 fev. 2024.

VAZ, N. O centro histórico de Florianópolis: o espaço público do ritual.Florianópolis, Editora da UFSC, 1991.

VEIGA, E. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Editora da UFSC, 1993.

ZANELATTO, J.; COELHO, T. Encontros e desencontros: o muralismo de Portinari e o muralismo mexicano. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 145-153, 2014.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

INDIARA PINTO BREZOLIN; RODRIGUES DE LIMA, Jéssica Caroline; LONGHINOTTI FELIPPE, Maíra; LOPES FERNANDES FONSECA, Rachel. Entre arte, memória e resistência: as narrativas da arte mural do centro de Florianópolis. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 585–611, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11003. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11003. Acesso em: 18 dez. 2025.