ISSN: 1980-5071
Qualis: A4
Periodicidade: Semestral
Temática: Artes
Ao efetuar a submissão pelo sistema, autores/as deverão atentar ao preenchimento de todos os campos solicitados (incluindo perfil público), bem como checar todas as normas aqui apontadas, do contrário, poderão ter sua submissão recusada.
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RESENHAS
O periódico publica resenhas de livros, coletâneas, teses e dissertações disponíveis online, documentários, filmes e outros formatos na área das Artes publicados ou exibidos nos últimos 4 anos [em relação ao número/ano do volume da Revista]. O texto da resenha deve ter no mínimo 2 e no máximo 10 páginas, apresentar um título [independente do título do material resenhado], um breve Resumo [3 a 5 linhas], palavras-chave [3 a 5] e apresentar anexado ao texto uma imagem fotográfica da capa do material resenhado para fins de ilustração (arquivo de imagem deve ter no mínimo 100 e no máximo 300 dpi).
ENTREVISTAS
As entrevistas devem ter no mínimo 5 e no máximo 15 páginas, contendo um título, um cabeçalho na primeira página com informações sobre a pessoa entrevistada, o enfoque, a data e o local de realização da entrevista. Deve constar o/s nome/s e um breve currículo [4 a 7 linhas] - em nota de rodapé correspondente - sobre o/s entrevistador/es.
FORMATAÇÃO
1 O artigo ou ensaio deve iniciar com folha de rosto contendo:
1.1 título em caixa alta, negrito (com ou sem subtítulo) – centralizado em fonte Calibri, tamanho14;
1.2 resumo em língua vernácula (mínimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Calibri tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);
1.3 palavras-chave em língua vernácula, separadas por pontos e vírgula (de 3 até 5 palavras) que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado.
Exemplos: Vocabulário Controlado USP; VCB das Bibliotecas doCongresso Nacional, BNDigital da Biblioteca Nacional.
1.4 título em língua estrangeira em caixa alta, em negrito (com ou sem subtítulo) – centralizado em fonte Calibri, tamanho 14;
1.5 resumo em língua estrangeira (mínimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Calibri, tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);
1.6 palavras-chave em língua estrangeira separadas por ponto e vírgula (de 3 até 5 palavras que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado;
2 Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto, com extensão .doc ou .docx e devem seguir as diretrizes abaixo:
2.1 texto escrito em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e em entrelinhamento de 1,5 cm;
2.2 notas de rodapé, quando necessário, fonte Calibri, em tamanho 10, justificado e com entrelinhamento simples;
2.3 parágrafos com recuo de 1,5 cm;
2.4 espaço duplo entre partes [subtítulos] do texto;
2.5 páginas configuradas no formato A4, margens superior , esquerda, inferior e direita a 2,5 cm, SEM numeração.
3. CITAÇÕES DENTRO DO TEXTO
3.1 Nas citações de até três linhas, feitas dentro do texto, o nome do/a autor/a deve ser citado entre parênteses, pelo sobrenome, em letras maiúsculas e minúsculas e separado da data da publicação, por vírgula. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a sequência de data, separada por vírgula e precedida de "p." , como em (Silva, 2000, p. 100), por exemplo;
3.2 Se o nome do/a autor/a estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses, "como Silva (2000, p. 100) assinala..." ;
3.3 As citações de diversas obras de um/a mesmo/a autor/a, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas pelo sobrenome do/a autor/a em letras maiúsculas e minúsculas após a data, sem espaçamento (Silva, 2000a, p. 25);
3.4 Quando a obra tiver dois/duas ou três autores/as, todos os nomes poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (Santos; Silva; Souza, 2000, p. 17); quando houver quatro ou mais autores/as, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000, p. 155);
3.5 As citações com quatro linhas ou mais devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, em fonte tamanho 11, espaço simples e com recuo de parágrafo de 4 cm.
3.6 O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.
“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).
4. REFERÊNCIAS
4.1 As referências devem conter informações de todos/as os/as autores/as, sites, imagens, textos sem autoria, notícias entre outros materiais utilizados/citados na pesquisa, para que o material utilizado como embasamento da pesquisa seja identificado por quem leia o artigo no site de periódicos da UNESPAR.
4.2 Exemplos de citações e referências, conforme as normas da ABNT (NBR 10520:2023 e NBR 6023:2018, respectivamente)
Livros
AGUIAR, Helen de. Emoção e interação em cena. Curitiba: Appris, 2019.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).
Capítulo de livro
BAGGIO, Eduardo Tulio. Reflexões sobre orientações de pesquisa artística em cinema. In: STEYER, Fábio Augusto; JAVAREZ, Jeanine Geraldo (Org). Literatura, cinema e ensino. Ponta Grossa: Editora Texto e Contexto, 2019 (p. 65-86).
Artigo de jornal
FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.
Artigo publicado em Periódico
GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thais; GABARDO JUNIOR, Jair. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana.Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso[on-line]. 2019, vol.14, n.3, p. 136-155. ISSN: 2176-4573. Recuperado de: <http://dx.doi.org/10.1590/2176-457337810>. Acesso em: 10 jul. 2019.
Trabalho apresentado em evento
SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.
Trabalho apresentado em evento (meio eletrônico)
ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.
Dissertação e tese
ARAÚJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 160 f. Dissertação (mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2019.
5. ILUSTRAÇÕES
5.1 As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, diagramadas e inseridas no arquivo do texto e também enviadas em arquivos separados, como documento suplementar, durante o processo de submissão do artigo;
5.2 Cada arquivo de imagem deve ter nomínimo 100 e no máximo 300 dpi.
O uso de imagens em geral tem que ser acompanhado de uma legenda
constando o título da imagem/figura, fonte, nome do autor, local (no caso de fotografias) e data;
5.3 Cada imagem inserida no texto deve estar apontada numericamente (figura XX) no corpo do texto, justificando o seu uso.
6. PRODUTOS AUDIOVISUAIS
Os arquivos audiovisuais podem ser submetidos como documentos
suplementares nos formatos MP3, MP4 ou AVI. Recomenda-se, também, o uso de materiais disponíveis no depósito dos arquivos de vídeo, no portal Internet Archive, de sons, no portal Petrucci Music Library, e de arquivos diversos em Domínio Público.
ÉTICA DA PESQUISA
No caso da pesquisa envolver algum tipo de conflito de interesse, o autor deve fazer uma nota final, declarando que não foram omitidas ligações com órgãos de financiamento. Da mesma forma, deve-se citar a(as) instituição(ções) de vinculação do/a(s) autor/a(es/as). Sugere-se, para artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, informar os procedimentos éticos estabelecidos que tenham passado por Comitê de Ética em Pesquisa. Essa informação deve ser indicada em nota de rodapé na primeira página do texto.
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Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao/à(s) autor /a(es/as) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os/as autores/as permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.
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