A Caverna dos Espetáculos:

a atualização do mito platônico no filme "O Show de Truman"

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.4681

Mots-clés :

O Show de Truman, Alegoria da Caverna, mito da caverna, Mitocrítica

Résumé

O filme "O show de Truman: o show da vida" (1998) despertou uma série de debates sobre as relações entre ficção e realidade nas mí­dias. Desde o seu lançamento, a obra foi estudada por vários pesquisadores dos mais diversos campos; contudo, ainda oferece oportunidade para novas análises. Uma das perspectivas mais comuns nos estudos sobre o filme diz respeito às analogias encontradas entre a obra e o mito da Caverna de Platão. Considerando que o cinema de Hollywood emprega mitologias de forma deliberada nos roteiros, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica para compreender o estado da arte das pesquisas que analisaram as semelhanças e contradições entre as narrativas do mito platônico e do roteiro do filme. Ainda que o diretor afirme não ter se inspirado em Platão, observou-se um conjunto de elementos que, partindo do debate sobre vigilância na sociedade de consumo, indicam a influência do texto na obra cinematográfica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Associado no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ).

Isabella Isabella de Carvalho Abrao, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou do projeto Adote Uma Causa 2019, desenvolvido pelo instituto GRPCOM, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada í  Rede Globo. Bolsista do CNPq (Iniciação Cientí­fica).

Références

BARBERÀ, Gilabert. Cinema Roads to the Platonic Image of the Cave. Ithaca: Notebooks v Catalan culture classic, v. 19, n. 1, p. 189-216, jan, 2003. Disponí­vel em:http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/12084/9/Rutes%20eng%2012084.pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.

BISHOP, Ronald. Good Afternoon, Good Evening, and Good Night: The Truman Show as Media Criticism. Journal of Communication Inquiry, v. 24, n. 1, p. 6-18, jan, 2000. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1177%2F0196859900024001002. Acesso em: 28 nov. 2020.

BREARLEY, Michael; SABBADINI, Andrea. The Truman Show: How"™s it going to end?. The International Journal of Psychoanalysis, v. 89, n. 2, p. 433-440, dec, 2017. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1111/j.1745-8315.2008.00030.x. Acesso em: 28 nov. 2020.

FOLEY, Michael. Plato, Christianity, and the Cinematic Craft of Andrew Niccol. A Journal of Catholic Thought and Culture, v. 9, n. 2, p. 43-67, mar, 2006. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1353/log.2006.0014. Acesso em: 29 nov. 2020.

FONSECA, André Azevedo da. Do horror tecnocrático ao encanto da máquina: imagens e mitos do fascí­nio tecnológico. Eikon: Journal on Semiotics and Culture, Covilhã, v. 1, n. 6, p.7-16, dez. 2019. Disponí­vel em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/eikon/article/view/710. Acesso em: 31 jan. 2021.

HAYMOND, Bryce. A Modern Worldview from Plato's Cave. Temple Study, 2005. Disponí­vel em: http://www.templestudy.com/wp-content/uploads/2009/09/A-Modern-Worldview-from-Platos-Cave-by-Bryce-Haymond.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

LAVOIE, Dusty. Escaping the Panopticon: Utopia, Hegemony, and Performance in Peter Weir's The Truman Show. Utopian Studies, v. 22, n. 1, p. 52-73, jan, 2011. Disponí­vel em: www.jstor.org/stable/10.5325/utopianstudies.22.1.0052. Acesso em: 26 nov. 2020.

MCGREGOR, Peter. The Truman Show as a study of 'the Society of the Spectacle'. Australian Screen Education, v. 20, n. 32, p. 112-115, mar, 2003. Disponí­velllem:llhttps://search.informit.com.au/documentSummary;dn=820601147148766;res=IELAPA. Acesso em: 26 nov. 2020.

O Show de Truman – O Show da Vida. Direção: Peter Weir. Produção: Andrew Niccol. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1998.

PLATíO. A Alegoria da caverna: A República, 514a-517c. Tradução de Lucy Magalhães. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Présocráticos a Wittgenstein, 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

T BHARATHI, Susee; I, Ajit. Hyperreality as a Theme and Technique in the Film Truman Show. Global Media Journal, v. 16, n. 30, p. 1-5, fev, 2018. Disponí­vel em: https://www.globalmediajournal.com/open-access/hyperreality-as-a-theme-and-technique-in-the-film-truman-show.php?aid=86821&view=mobile. Acesso em: 25 nov. 2020.

WISE, J. Macgregor. Mapping the Culture of Control: Seeing through The Truman Show. Arizona State University West, v. 3, n. 1, p. 29-47, jan, 2002. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1177%2F152747640200300103. Acesso em: 27 nov. 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-12-16

Comment citer

AZEVEDO DA FONSECA, André; ISABELLA DE CARVALHO ABRAO, Isabella. A Caverna dos Espetáculos: : a atualização do mito platônico no filme "O Show de Truman" . Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 285–303, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.4681. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4681. Acesso em: 22 déc. 2024.