DRAMATURGIA DE AUTORIA FEMININA CONTEMPORÂNEA PARANAENSE: UMA ESCRITURA DA FALTA

Auteurs

  • Sumara Gomes (Maia Piva)
  • Lourdes Kaminski Alves

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4277

Résumé

A escrita teatral contemporânea é uma escritura da falta, no sentido de que há uma escolha consciente dos autores e autoras em deixar lacunas na dramaturgia que possam ser preenchidas pela experiência dramatúrgica do espectador. Na discussão entre Peter Szondi (2001), Jean-Pierre Sarrazac (2012), Hans-Thies Lehmann (2007) e Sí­lvia Fernandes (2010), as inovações trazidas pelo formato contemporâneo e pós-dramático aparecem como novas possibilidades de encarar o drama. E essa "crise do drama" interfere também na escrita dramatúrgica de autoria feminina no Brasil e, especificamente, no Paraná, foco da pesquisa de mestrado em andamento. Aqui apresentamos uma parte do estudo, ilustrando com a obra de Patrí­cia Kamis (2009).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2023-03-31

Comment citer

GOMES (MAIA PIVA), Sumara; ALVES, Lourdes Kaminski. DRAMATURGIA DE AUTORIA FEMININA CONTEMPORÂNEA PARANAENSE: UMA ESCRITURA DA FALTA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.4277. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4277. Acesso em: 22 juill. 2024.