UM CONSTANTE PROCESSO DE EXPANSÃO
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4266Résumé
Este artigo considera os usos possíveis da técnica desenvolvida pelo teatrólogo russoMichael Chekhov durante a crise que o mundo atualmente enfrenta à luz da atual pandemia doCovid-19. Inicia com uma consideração do que Foucault (1977) chamaria de história afetiva deChekov e reflete sobre porque isto pode ser pertinente para uso desta técnica na pandemia atual. Oartigo então discute criticamente uma seleção dos métodos e princípios de Chekov em um diálogocom as ideias de Freire (1966) sobre a política do amor, o trabalho dos teóricos do jogo (Henricks2015, Hopkins 2019, Sutton-Smith 2008) e profissionais de outras áreas (McAvinchey, 2020), e anoção de um possível terceiro espaço (Bhabha, 2004). Eu argumento que estas técnicas e princípiosa ela relacionados podem facilitar um engajamento com imaginação incorporada e jogo que podemmelhorar o bem-estar de atores e não-atores tanto em contextos de performance quanto docotidiano. Este artigo ainda sugere que estes métodos e ideias também podem possuir o potencialde nos conectar mais integralmente às comunidades entre as quais vivemos neste tempo de crise ea imaginar e provocar mudança pessoal e sócio-política no mundo pós-pandêmico.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.