A cidade como dramaturgia: reflexões acerca do espaço urbano como catalisador de ações performativas
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3708Résumé
O presente artigo tem como objetivo discutir tanto o caráter dramatúrgico dos performers enquanto indivíduos, quanto da cidade como corpo coletivo, introduzindo uma visão dramatúrgica sobre a cidade, espaço em que se desenrolam ações performativas. O estudo se deu através de experiências práticas com a linguagem da performance nos centros comerciais de três diferentes cidades, executando e repetindo diversas ações performativas que objetivavam estabelecer interações humanas não verbais. A pesquisa e as ações realizadas nas ruas foram norteadas pela metodologia de prática-como-pesquisa, levando à prática pensamentos de autores como o sociólogo Zygmunt Bauman e o geógrafo Milton Santos, que contribuíram com pontos de vista externos às artes performativas, ampliando a compreensão do espaço urbano. Partindo desses diálogos interdisciplinares, traço uma relação entre os conceitos e as práticas, trazendo à discussão exemplos da série de intervenções performativas, intitulada GRÁTIS, para evidenciar os efeitos das microdramaturgias e das macrodramaturgias, estruturas dramatúrgicas descobertas pelo estudo.
O presente artigo tem como objetivo discutir tanto o caráter dramatúrgico dos performers enquanto indivíduos, quanto da cidade como corpo coletivo, introduzindo uma visão dramatúrgica sobre a cidade, espaço em que se desenrolam ações performativas. O estudo se deu através de experiências práticas com a linguagem da performance nos centros comerciais de três diferentes cidades, executando e repetindo diversas ações performativas que objetivavam estabelecer interações humanas não verbais. A pesquisa e as ações realizadas nas ruas foram norteadas pela metodologia de prática-como-pesquisa, levando à prática pensamentos de autores como o sociólogo Zygmunt Bauman e o geógrafo Milton Santos, que contribuíram com pontos de vista externos às artes performativas, ampliando a compreensão do espaço urbano. Partindo desses diálogos interdisciplinares, traço uma relação entre os conceitos e as práticas, trazendo à discussão exemplos da série de intervenções performativas, intitulada GRÁTIS, para evidenciar os efeitos das microdramaturgias e das macrodramaturgias, estruturas dramatúrgicas descobertas pelo estudo.
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Referências
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