ONÇA-PINTADA E DANÇA DA CHUVA: APROPRIAÇÕES POÉTICAS NO FILME EXISTO, DE CAO GUIMARíES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2019.21.2.2865

Résumé

Novas poéticas artí­sticas podem ser analisadas a partir de recursos tecnológicos adotados por cineastas contemporâneos. Cao Guimarães realiza o filme ExIsto (2010), uma adaptação do romance Catatau, publicado em 1975 por Paulo Leminski. A hipotética vinda de Descartes ao Brasil com a comitiva de Nassau no século XVII é estruturada, na adaptação cinematográfica, em imagens que remetem aos estilos do Renascimento e do Barroco. A desconstrução da lógica cartesiana, mote de ambas as narrativas, destaca uma espécie de estilo neoBarroco, despertando reflexões acerca da produção de filmes de arte na contemporaneidade, quando a definição de categorias é mais complexa. "Onça-pintada" e "dança de chuva" são os trechos analisados: o primeiro enfatiza a opacidade da fruição estética (XAVIER), homenageando a montagem cinematográfica; o segundo realiza abstrações imagéticas em consonância com o legado das pesquisas artí­sticas que envolvem a tecnologia (GUIMARíES e BELLOUR). Ao propiciar novas formas de estar no mundo, a arte promove o trânsito entre estranhamento e percepção sensí­vel.

Palavras-chave

Poéticas artí­sticas. Adaptação cinematográfica. Arte contemporânea. ExIsto. Cao Guimarães.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Cristina Mendes, UEPG

Professora no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Téléchargements

Publiée

2019-11-27

Comment citer

MENDES, Maria Cristina. ONÇA-PINTADA E DANÇA DA CHUVA: APROPRIAÇÕES POÉTICAS NO FILME EXISTO, DE CAO GUIMARíES. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.33871/19805071.2019.21.2.2865. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/2865. Acesso em: 3 juill. 2024.