SE NÃO SABE PORQUE É QUE PERGUNTA?
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2017.17.2.2092Résumé
Trata-se de uma Entrevista-conversa entre o coreógrafo João Fiadeiro e o
filósofo Romain Bigé encomendada pela editora GHOST (Portugal) e que faz parte no livro"Anatomia de uma Decisão: Composição em Tempo Real." 3 Para além deste testemunhooral na primeira pessoa - que possibilita a familiarização com as origens da Composição emTempo Real e a sua relação com a história da improvisação - o livro é composto por maisduas partes: um dossier visual-ilustrativo, com a discrição de alguns exercícios práticos,acompanhados de imagens de workshops e dos artefactos que João Fiadeiro constróinos seus workshops; e uma especulação teórica pormenorizada e extensa das etapas
de aplicação desta ferramenta, escrita a partir de um dos diagramas que João Fiadeironormalmente desenha no início dos seus workshops - uma linha interrompida por um lapso- e que sintetiza de forma gráfica o seu pensamento. A Composição em Tempo Real é umaferramenta teórico-prática de improvisação em performance desenvolvida por João Fiadeirodesde os anos 90, que pesquisa os processos de decisão e composição que normalmenteacionamos na sequência de um encontro (com o) inesperado. O objectivo desta prática
é, num primeiro tempo, identificar (no meio do ruído e do excesso que nos interpelacontinuamente) aquilo que de facto nos afeta, nos toca e nos move. Num segundo tempo,a Composição em Tempo Real apresenta-se como ferramenta de tradução e partilha dessasensibilidade entretanto circunscrita, afirmando-se como plataforma de experimentação demodos alternativos de colaboração.
Palavras chave: composição em tempo real. improvisação. composição. decisão.
colaboração.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.