À MARGEM DA POLÍTICA; À MARGEM DA IMAGEM. UM ENSAIO SOBRE A IMAGEM MARGINAL DE OZUALDO CANDEIAS
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.2042Résumé
Opresente artigopropõeuma análise sobre os usos dos procedimentos narrativos adotados por Ozualdo Candeias no filme A Margem(Ozualdo Candeias, 1967) com o objetivo de identificar, por meio da ideia de uma imagem marginal, as formas como este autor estabelece um universo imagético marginalizado no qual subsistem seus personagens. Para tanto, será feita uma inter-relação entre a ideia de marginalidade presente na narrativa, e que compõe seus personagens, e a ideia de marginalidade de forma mais ampla, que perpassa o meio social de indivíduos excluídos, bem como o meio cultural do período, no qual artistas ditos marginais se posicionaram às margens do sistema para elaborar suas obras. Considera-se que, por meio deste filme, Candeias se insere nos debates críticos sobre as vicissitudes do seu tempo, discutindo a posição social de indivíduos apartados, por meio da marginalidade estética composta em sua narrativa cinematográfica, vista aqui de forma entrelaçada aos conceitos de marginalidade social e cultural.Téléchargements
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