UM "espaço-ÁRVORE" no TEATRO DE ARTAUD
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1631Résumé
Na busca por compreender melhor as propostas feitas pelo ator e encenador francêsAntonin Artaud para o teatro, pode-se encontrar nos estudos do cientista das religiões MirceaEliade algumas chaves que auxiliam nesse trabalho. Entender conceitos como o sagrado, oprofano e o sistema de Mundo (Cosmos) abre possibilidades para se compreender melhor textosde Artaud como O homem-árvore – carta a Pierre Loeb e o Manifesto do Teatro da Crueldade,por exemplo, abordados neste artigo. Uma leitura da proposta de espaço teatral lançada porArtaud requer atenção no sentido de não ser compreendida apenas como forma, mas antes comouma busca por um sentido existencial significativo que transcende a realidade do cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: teatro sagrado, espaço teatral, Antonin Artaud, Mircea Eliade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.