BRECHTIANISMO CIRCENSE: TRADIÇÃO OU MODERNIDADE?

Auteurs

  • Cauê Krüger

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1604

Résumé

Este artigo examina a expressão circense no panorama teatral brasileiro partindo da
contribuição do Grupo Mambembe e do Teatro do Ornitorrinco. Para isto, procura demonstrar osurgimento de duas tendências opostas de utilização do circo no teatro: uma voltada ao resgatede sua tradição e outra como caminho para a modernidade. Os efeitos de associaçãopossibilitados pelo circo no teatro, seja em sua busca pela expressão popular, seja na atuaçãoperformática, são por fim relacionados à crí­tica brechtiana do palco italiano e da representaçãoilusionista.


PALAVRAS-CHAVE: Teatro brasileiro; circo-teatro; novo circo; performance.

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Publiée

2009-12-01

Comment citer

KRüGER, Cauê. BRECHTIANISMO CIRCENSE: TRADIÇÃO OU MODERNIDADE?. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.33871/19805071.2009.4.2.1604. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1604. Acesso em: 22 déc. 2024.