"Artes indígenas": diversidade e relações com a história da arte brasileira
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2010.5.1.1576Résumé
Acostumados ao contato com a arte dos povos indígenas através de uma linha do tempo que a insere entre a arte rupestre e as influências vindas da Europa, destinamos a essas manifestaçõ es culturais um espaço reduzido na história da arte brasileira. Inicialmente vista como "objetos exóticos", essa produção foi levada aos gabinetes de curiosidade da Europa e posteriormente classificada através do pensamento evolucionista que a desvalorizava pela sua distância do ideal de cultura eurocêntrica. Entretanto, com o passar do tempo, acabou por estimular a produção de importantes artistas visuais brasileiros que, embora numa abordagem por vezes realista e por outras bastante fantasiosa, nos ajudam na compreensão e aproximação com essas culturas que tornam-se objeto de maior atenção por parte de pesquisadores em Arte e Antropologia da Arte a cada dia.
Palavras-chave: Arte Indígena Brasileira, Etnoarte, Artes Visuais Brasileiras.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.