Pelas epistemologias do desprendimento: a dança em coletividade como produtora de autonomia
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2014.11.1.1370Résumé
RESUMO – Como quase tudo, o conceito de autonomia tem sido tratado por um viés mercadológico. A ideia de autonomia parece ter sido substituída pela noção de empreendedorismo, e ele, sob este entendimento, seria a chave de certo ideal de "sucesso" . No presente artigo, o fenômeno da autonomia será lido como um parâmetro básico sistêmico cuja filiação epistemológica finca suas raízes na Teoria Geral dos Sistemas. A experiência do grupo de dança Coletivo O¹² nutri o texto ao ser um caso do objeto que trata – a conquista e prática da autonomia nos sistemas vivos.
Palavras-chave: Autonomia. Votorantim. Coletividade. Dança. Desprendimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.