Ator do futuro
renovação do homem/ator no Teatro, uma relação entre Cuidado de Si de Michel Foucault com o Teatro Espiritual de Michael Chekhov
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11062Mots-clés :
(Re)conhecimento de si e do outro, Pedagogia do Teatro, Teatro Contemporâneo, Treinamento, Corpo PerformativoRésumé
Sob a lente de um dos conceitos-chave do filósofo Michel Foucault, o “Cuidado de Si”, este artigo lança luz na metodologia do ator e professor russo Michael Chekhov, trazendo à tona o seu conceito e prática do que ele nomeou como Teatro Espiritual, descortinando a tendência do artista moderno em adentrar mais profundamente em si, reconhecendo-se, e assim podendo melhorar a sua qualidade de atenção em cada ação no presente, no aqui e agora, tanto no processo de criação quanto no momento da apresentação. Para isso, busco ao longo de texto estabelecer pontos de contato entre a ideia central de Foucault “Técnica e arte tornam-se uma coisa só!” e a prática psico-física de Chekhov.
Téléchargements
Références
BARBA, Eugene. A Canoa de Papel. São Paulo: Hucitec, 1994.
BONFITTO, M. Ator-Compositor: As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de Vida. A Arte Moderna e a Invenção de Si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CHEKHOV, Michael. Lessons for Teachers of his Acting Technique. Nova Yorque: PAJ Publications, 2001.
CHEKHOV, Michael. Para o ator. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CRUCIANI, Fabrizio. Teatro de Rua. São Paulo: Hucitec, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos&EscritosV-Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LANGHANS, Jobst. Um caminho para a luz: a montagem de Hamlet por Michael Chekhov. Berlim: Michael Tschechow, 2015.
QUILICI, Cassiano Sydow. As técnicas de si e a Experimentação Artística. Revista do Lume Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP, n.2, nov. 2012.
RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs). Figuras do Foucault. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2013.
STEINER, Rudolf. História da Arte : Reflexos e Impulsos Espirituais (Kunstgeschichte as Abbild innerer geistiger Impulse). São Paulo: Antroposófica, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.