Soy artificial de Brasil

da necessidade de uma estética de combate ao homonacionalismo

Auteurs

  • Mari Lyn Diniz Ribeiro Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Cleber Braga

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11060

Mots-clés :

transgeneridades, migração, pós pornografia, DRAG

Résumé

 Este artigo tem como objetivo aprofundar a seguinte provocação: como hackear as noções coloniais de nacionalidade e gênero, que sustentam e atualizam matrizes de dominação moderno-branco-ocidentais, a partir das linguagens cênicas? A proposta parte da compreensão da transgeneridade como uma experiência de desobediência civil e ruptura com o contrato social heteropatriarcal, buscando continuar uma trajetória investigativa iniciada no meu processo de Mestrado. A noção de homonacionalismo será abordada com o intuito de assumir uma postura crítica frente às estéticas que exaltam simbologias nacionalistas e se alinham à projetos de normalização e exclusão. A intensão é elaborar uma exploração da linguagem cênica da pós-pornografia e da DRAG numa perspectiva da arte como um mecanismo de transformação social. Através dessas práticas e reflexões, pretende-se contribuir para a elaboração de estratégias que desvitalizem o poder vigente, que ainda submete as corporalidades a uma estética centrada na norma cis-hetero-colonial. Assim, o artigo se inscreve no esforço de incluir as dissidências nos contextos de investigação em arte, valorizando a potência política de experiências trans, migrantes, DRAG e pós-pornográficas como formas de reimaginar o social e o sensível.

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Bibliographies de l'auteur

Mari Lyn Diniz Ribeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mari Lyn Diniz Ribeiro est performeuse et titulaire d’un master du Programme de troisième cycle en Enseignement dans les relations ethno-raciales de l’Université Fédérale du Sud de Bahia (2021–2023). Elle est diplômée en Arts de la Scène depuis 2009 par la Faculté des Arts du Paraná. À Lisbonne, elle a mené une recherche sur la relation entre le corps et la ville au c.e.m – centro em movimento (2009–2014). Elle a participé au programme de troisième cycle en Pratiques Scéniques et Culture Visuelle du Musée Reina Sofía (Madrid, Espagne, 2014–2015). Son parcours allie art, recherche et activisme trans-migrant entre le Brésil et l’Espagne. Elle continue de développer des pratiques scéniques à partir de perspectives LGBTQIA+ et anticoloniales.

Cleber Braga

Cleber Braga é diretor de teatro e escritor, professor Doutor do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de São João Del Rei. Autor do livro "CUIRexílios: uma fantasmografia artística na transfronteiramexicanobrasileira."

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Publiée

2025-12-17

Comment citer

DINIZ RIBEIRO, Mari Lyn; BRAGA, Cleber. Soy artificial de Brasil: da necessidade de uma estética de combate ao homonacionalismo. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 102–124, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11060. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11060. Acesso em: 18 déc. 2025.