VÁRIO: UMA INTERVENÇÃO URBANA PARA O FIM DO MUNDO
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3869Résumé
O ensaio contempla o contexto de criação e execução da intervenção urbana Cantopara dormir!, que teve sua estreia em Portugal em novembro de 2017 e foi ofertada pelo artistapesquisadorautor deste escrito para apresentação a domicílio em troca de pernoite. A ação, queenvolvia elementos normalmente considerados dentro do espectro da dança, teatro, contação dehistória e arte relacional, encontrou morada em 19 das 22 noites consecutivas em que foi ofertada,sendo performada em 19 casas diferentes de 5 cidades, na companhia de 76 pessoas e 2 gatos. Aação é observada no ensaio em diferentes perspectivas, e este se torna um mosaico de contágiosentre lar e arte a partir da ressignificação poética da memória e do cotidiano. Para isso, dialoga
com estudos das áreas de artes (especialmente de artistas cênicas em sua maioria ligadas aoc.e.m – centro em movimento), filosofia, geografia humanista, arquitetura, história e sociologia. Ametodologia utilizada é da autoetnografia e o ensaio resultante busca uma construção formal na qual
a experiência de leitura reverbere a singularidade do acontecimento, no que vem se denominandoescrita situada, escrita performativa ou translato poético.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.