Quais museus deixaram o jogo?

revisitando jogos digitais produzidos por museus de arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9546

Palabras clave:

jogos digitais, experiência artística, museu de arte, web

Resumen

O artigo examina museus de arte que produzem jogos digitais a partir de obras do seu acervo. Discute os motivos e caminhos pelos quais certos museus adentraram o universo dos jogos digitais, há cerca de vinte anos, e se seguem interessados nesse tipo de mídia interativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa que: primeiramente, retomou o mapeamento de jogos online de museus de arte, feito em 2004-2005; depois, revisitou esses sites em 2024 para identificar quais jogos permanecem ativos e se há novos jogos produzidos por essas instituições. Utilizando uma abordagem qualitativa, considerou-se especificidades do contexto museal, do conhecimento artístico e do game design desses jogos. O artigo conclui sumarizando os dados coletados e discutindo as mudanças de interesse desses museus de arte por jogos digitais.

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Biografía del autor/a

Ana Beatriz Bahia, universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ana Beatriz BAHIA é Licenciada em Artes Visuais, Bacharel em Artes Plásticas (UDESC) e Doutora em Educação (UFSC). Há duas décadas, atua na Formação de Professores e em Projetos da Educação voltados a diferentes públicos e contextos institucionais, explorando tecnologias digitais e a Cultura Lúdica. Em 2000, cofundou o estúdio Casthaliaum dos pioneiros no desenvolvimento de games no Brasil, onde dirigiu a criação de jogos educativos selecionados para festivais (GameCultura, SBGames e FILE), reconhecidos como inovadores (INPI), implantados em escolas públicas e recomendados pelo Ministério da Educação (Guias de Tecnologias Educacionais, SEB/MEC), abrangendo temáticas como arte (A mansão de Quelícera, Casthalia), biodiversidade (Mata Atlântica: o bioma onde eu moro, UFSC), qualidade de vida (Nutrição em Jogo, SESI-SC) e infância (Caixa de Brinquedos, Museu da Infância/UNESC). Em 2011, foi contemplada com bolsa DTI/CNPq. Para Formação de Professores, já atuou com ensino presencial e EaD, em licenciaturas (UNIPLAC, UDESC), pós-graduaçãoacadêmica (UNISUL) e profissional (IFSC), alémde extensão e em museus. De 2020 a 2023, coordenou odesenvolvimento de cursos para implantação de políticas públicas da Setec/MEC: o Programa Mentoria para a Educação Profissional (IFES), premiado com o Selo Moderniza Brasil Gov.br; e o Curso de Aperfeiçoamento Oficinas do Re-Saber (IFSC). Atualmente, na UFRN, integra o corpo docente do Mestrado ProfArtes. Possui livros e artigos publicados no Brasil e internacionalmente: https://independent.academia.edu/anabahia

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

BAHIA, Ana Beatriz. Quais museus deixaram o jogo? revisitando jogos digitais produzidos por museus de arte. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 177–207, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9546. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9546. Acesso em: 22 dic. 2024.