Cuando la casa es el infierno y escenario de fabulación: feminicidios y performance durante el confinamiento

feminicídios e performance durante o confinamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.7994

Palabras clave:

Performance; Feminismos; Feminicidios; Pandemia.

Resumen

En este artículo, me interesa profundizar en dos propuestas artísticas de performance, creadas y presentadas durante la pandemia de la Covid-19, en pleno confinamiento, y en las cuales la visibilidad, la denuncia y la posibilidad de fabular criticamente - y de imaginar otros atributos de la vida fuera de lo descartable, anónimo o ausente - guian y trazan el camino de cada trabajo. Es así que establezco diálogos con y entre los trabajos de performance de las artistas Priscila Rezende (BR) y XXX (PE), cujo tema principal son los feminicidios y, a partir de ahí, la urgencia de nombrar, de hacer memoria y de escribir la contrahistoria. Por otro lado, destaco que pensar, hablar, performear y escibir sobre violencia contra las mujeres, niñxs y disidencias en Latinoamérica trae implicitamente un abordaje donde los marcadores sociales de raza, sexo-género y clase se atraviesan transversalmente. Es desde un abordaje transfeminista y de pequeñas (in)filtraciones autobiográficas en el texto, que el concepto y proceso continuo de despatriarcalización se hace presente y urgente en las performances. Por lo tanto, propongo que performear contra el patriarcado es contribuír con su colapso.

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Biografía del autor/a

Sandra Bonomini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Artista cênica, performer, pesquisadora e tradutora. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, com linha de pesquisa em Performance, corpos, linguagens, imagens e cultura. Possui especialização em Movimento e Ação: Arte da Performance pela Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro/Belo Horizonte. Bacharel em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Vencedora (segundo lugar) do II Concurso de  Ensaios  de investigação e Perspectiva de Gênero, organizado em 2020 pela Cátedra UNESCO pela Igualdade de Gênero - PUC-Peru. O ensaio intitula-se: “120 dias de silêncio: reflexões a partir da performance Presencia de Regina José Galindo”. Colabora como tradutora na ZAZIE Edições - editora independente Brasil/Dinamarca-, na coleção Perspectiva Feminista. Seus interesses acadêmicos abraçam as práticas artísticas contemporâneas latino-americanas, principalmente a arte da performance em articulação com pensamentos e pedagogias feministas e descoloniais. Integra o coletivo internacional Latido Americano de performance criado durante a pandemia em 2020, e do qual assinou a co-curadoria da participação do Peru.

Seu trabalho acadêmico já foi publicado no Brasil, Peru e Chile. Apresentou seu trabalho artístico em Lima, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Berlim, Colônia (Alemanha) e Nova York. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. 

Link de acesso ao currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9666749981630709 

email: bonominisan@gmail.com

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Publicado

2023-12-13

Cómo citar

BONOMINI, Sandra. Cuando la casa es el infierno y escenario de fabulación: feminicidios y performance durante el confinamiento: feminicídios e performance durante o confinamento. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 147–172, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.7994. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/7994. Acesso em: 21 dic. 2024.