O nascimento do gênero eletroacústico: contexto e precursores históricos

Autores/as

  • Arthur Rinaldi FASM Faculdade Santa Marcelina

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.10.1.731

Resumen

Embora seja um fenômeno recente, a música eletroacústica caracteriza-se como um gênero de grande importância no cenário musical atual. Contudo, este gênero sofre de um excessivo enfoque tecnológico, levando a subvalorização de aspectos mais importantes. Este artigo busca compensar este desequilí­brio ao delinear uma perspectiva geral sobre o surgimento da música eletroacústica, abarcando as principais inovações tecnológicas e musicais que tornaram possí­vel o seu desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Rinaldi, FASM Faculdade Santa Marcelina

Doutor em Música pela UNESP, é compositor e pesquisador, com interesse particular no estudo da organização formal no repertório contemporâneo em suas mais variadas vertentes estético-composicionais, incluindo-se o gênero eletroacústico. Atualmente atua como professor de matérias teóricas diversas (como Contraponto, Harmonia e Análise) na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP).

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

RINALDI, Arthur. O nascimento do gênero eletroacústico: contexto e precursores históricos. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2014.10.1.731. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/731. Acesso em: 22 dic. 2024.