O RETORNO DO OLHAR EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS E A PERSPECTIVA TRANSFORMADORA DE CÉLINE SCIAMMA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4592Palabras clave:
Retrato de Uma Jovem em Chamas , Céline Sciamma, Políticas do olhar, Olhar feminino, Crítica feministaResumen
Este artigo tem como objeto de estudo o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019, dir. Céline Sciamma) e a teoria do olhar fílmico, firmemente proposta por Laura Mulvey em 1975 e rearticulada ao longo dos anos por diversos teóricos cinematográficos. Além da teoria de Mulvey sobre o olhar masculino, dialogaremos também com os estudos de Joey Soloway sobre o olhar feminino. O artigo conjuga análise imanente, a partir de cenas que articulam importantes trocas de olhares entre as protagonistas Marianne e Héloïse, artista e musa em coparticipação criativa na feitura de um retrato, com a análise extrafílmica do discurso feito por Céline Sciamma acerca do olhar no cinema. Assim, estudamos um discurso narrativo e fílmico que tensiona a noção de olhar masculino, apresenta o olhar feminino (ou "outro olhar" ) e estabelece o próprio olhar de Sciamma, aquele em que a mulher artista é redirecionada para o centro da narrativa como agente-sujeito ativo de sua própria imagem.Descargas
Citas
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