PERFORMANCE E PROCESSO RITUAL: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO URBANA FEITA COM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3920Resumen
Este artigo surge de uma pesquisa investigativa sobre performance e processo ritual em uma prática artística de intervenção urbana feita com dança vivenciada pelo autor. No intuito de revisitar, identificar e aprofundar reflexões sobre essas intervenções urbanas feitas com dança frutos de uma residência artística chamada "Nômades EmDerivação" que aconteceu em Goiânia-GO em 2016, associamos nesta pesquisa teorias que dialogam com tal proposta performativa. Neste artigo aprofundamos as reflexões sobre a ação artística realizada através da dança em espaços urbanos com a ajuda do antropólogo teatral Richard Schechner e os seus estudos da performance e do antropólogo social Victor Turner com a sua teoria do processo ritual. Inicialmente realiza-se considerações sobre o desenvolvimento das ações artísticas, as intervenções urbanas feitas com dança, e logo após algumas pontuações sobre as teorias utilizadas e suas relações com a performance artísticajá citada gerando reflexões e fomentando o debate sobre o assunto no campo das artes da cena, que são executadas em espaços não tradicionais.
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REFERÊNCIAS:
JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva. Casa da Palavra, 2003.
SCHECHNER, Richard. 2006. "O que é performance?", em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.
SCHECHNER, Richard. Performance theory. Routledge, 2003.
TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis. Vozes, 1974.
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