TEATRO E EXPERIMENTAÇÃO RADICAL EM MEIO AO TERROR DO AI-5

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3605

Resumen

O artigo aborda a experiência de um grupo reunido em 1969, no Teatro de Arena, inicialmente orientado por Cecí­lia Thumim e Heleny Guariba, em um laboratório artí­stico alimentado por ideias de popularização do teatro e pela novidade do sistema de criação coletiva. Mais tarde, provocado por Augusto Boal, o conjunto daria forma ao Teatro Jornal, expediente que desafiava a censura e o fechamento de espaços de participação popular pelo AI-5, franqueando os meios de produção teatral e incentivando a criação de células de agitação polí­tica. Apresentado, inicialmente, de forma clandestina na sobreloja do Arena, o Teatro Jornal repercutiu, em uma de suas cenas mais radicais, elementos de performatividade das vanguardas contraculturais norte-americanas e do Teatro de Agressão, sacrificando um animal diante do público como representação cruenta do horror da ditadura civil-militar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ademir de Almeida, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Ademir de Almeida é ator, dramaturgo, diretor e pesquisador de teatro. Em 2018, iniciou Mestrado em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo. Possui Especialização em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano (2014) e graduação em Comunicação Social pela Universidade de Santo Amaro (2003). É membro fundador dos coletivos teatrais paulistanos Brava Companhia e Núcleo Vermelho.

Citas

ALMADA, Izaí­as. Teatro de Arena: uma estética de resistência. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

APARTE. São Paulo, Teatro dos Universitário de São Paulo, 1968, v. 2.

BOAL, Augusto. "Rascunho esquemático de um novo sistema de espetáculo e dramaturgia denominado sistema do coringa". In: Revista Dionysos. Especial: Teatro de Arena. MEC/FUNARTE/Serviço Nacional de Teatro, n. 24, out. de 1978, 2005.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro – memórias imaginadas: Augusto Boal. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BOAL, Augusto. Técnicas do Teatro Jornal. São Paulo, 1971. Disponí­vel em: https://institutoaugustoboal.files.wordpress.com/2017/05/teatrojornal1-1.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

BROOK, Peter. O Ponto da Mudança: quarenta anos de experiências teatrais:1946-1987. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

COUTO, Ronaldo Costa. Memória viva do regime militar - Brasil: 1964-1985. Rio de Janeiro: Record, 1999.

DUEK, Tuna. Denise Del Vecchio: memórias da lua. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

Ficha de Heleny Ferreira Telles Guariba no Departamento Estadual de Ordem Polí­tica e Social de São Paulo (DEOPS), disponí­vel no Arquivo Público do Estado de São Paulo). Disponí­vel em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uploads/acervo/textual/deops/fichas/BR_SPAPESP_DEOPSSPOSFTEXSNG002230.pdf

Acesso em: 28 nov. 2019.

FRATESCHI, C. Celso Frateschi: entrevista. Entrevistador: Ademir de Almeida. São Paulo, 2018.

FRATESCHI, C. "Teatro jornal primeira edição", In: Vintém Companhia do Latão. São Paulo, nº7, p. 46, 2º semestre de 2009.

GARCIA, Silvana. Teatro da Militância: a intenção popular no engajamento polí­tico. São Paulo: Perspectiva, 2004.

HOLANDA, Heloisa Buarque de; GONÇALVES, Marcos A. Cultura e Participação nos Anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LAFABRI, Leon R. O fenômeno Roger Planchon. Cadernos de Teatro, Rio de Janeiro, n. 17, p. 08-10, 1962. Disponí­vel em: http://otablado.com.br/cadernos. Acesso em: 11 maio 2020.

LIMA, Mariângela Alves de. "História das Ideias". In: Revista Dionysos. Especial: Teatro de Arena. MEC/FUNARTE/Serviço Nacional de Teatro, n. 24, out. de 1978, 2005.

LIMA, Eduardo Campos. Coisas de Jornal no Teatro. São Paulo: Outras Expressões, 2014.

MAGALDI, Sábato. Um palco brasileiro: o Arena de São Paulo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.

MEDEIROS, Marta Olivia Bem de. Timochenco Wehbi: teórico, dramaturgo e encenador. Dissertação de Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2017.

MICHALSKI, Yan. Primeira Crí­tica: Roda Viva. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, p. 10-10. 18 jan. 1968. Disponí­vel em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/>. Acesso em: 10 abr. 2019.

¬¬¬¬¬¬¬¬MICHALSKY, Yan. O teatro sob pressão: uma frente de resistência. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

MOSTAÇO, E. Edélcio Mostaço: entrevista. Entrevistador: Ademir de Almeida. São Paulo, 2019.

NEIVA. Sara Mello. O Teatro Paulista do Estudante nas origens do nacional-popular. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PERAZZO, Priscila F.; LEMOS, Vilma (org.). Memórias do Teatro no ABC Paulista: expressões de cultura e resistência (décadas de 1950 a 1980). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. Disponí­vel em: https://editora.pucrs.br/Ebooks/Pdf/978-85-397-0390-6.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.

ROCA, Cora. Hedy Crilla la palavra em accion CELCIT. Colección Teatro: Teorí­a y prática N° 3, Buenos Aires, 2011. Disponí­vel em: file:///C:/Users/katia/Desktop/Hedy%20Crilla__la_palabra_en_accin%20-%20cora_roca_-.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.

ROUX, RICHARD. Le Theatre Arena São Paulo 1953-1977: du théatre em ronda u théatre populaire. Provence: Université de Provence Service des Publications, 1991.

SANTANA, E. Edson Santana: entrevista. Entrevistador: Ademir de Almeida. São Paulo, 2019.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e polí­tica, 1964-1969. In: O pai de famí­lia e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

THUMIM, C. Cecí­lia Thumim: entrevista. Entrevistador: Ademir de Almeida. São Paulo, 2018.

VASCONCELOS, Luiz Paulo da Silva. Dicionário do Teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.

VENTURA, Zuenir. 1968: o ano que não terminou – a aventura de uma geração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

(1959). Roger Planchon e o novo T.N.P. Estado de S.Paulo, 04/06/1959, p. 09.

(1969). Curso para atores no Arena. Folha de S.Paulo, (15565), Folha Ilustrada, 02/05/1969, p. 15.

(1969). Brecht e Stanislavski no Teatro de Arena. Folha de S.Paulo, (15565), Folha Ilustrada, 05/05/1969, p. 11.

(1970). Anunciada Mostra de Teatro Amador. Estado de S.Paulo, 21/01/1970, p.09.

(1970). Protesto nos EUA causa morte de 4 estudantes. Folha de S.Paulo, 05/05/1970, p. 07.

Publicado

2020-11-25

Cómo citar

ALMEIDA, Ademir de. TEATRO E EXPERIMENTAÇÃO RADICAL EM MEIO AO TERROR DO AI-5. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 23, n. 2, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.23.2.3605. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3605. Acesso em: 21 dic. 2024.