MASCULINIDADES EM RECONSTRUÇÃO NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Autores/as

  • Ricardo Di Carlo Ferreira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3547

Resumen

Este artigo de abordagem bibliográfica propõe uma análise sobre as teorias e discursos evidentes nos rumos que a linguagem cinematográfica ficcional vem adotando nos dias de hoje nas fissuras liminares do universo mainstream hollywoodyano, ante as eminentes discussões sobre os papeis de gênero, coadunantes as tendências de ruptura/fissura, abordando expressões identitárias não hegemônicas. Logo, o foco se dá em duas vias preponderantes de ação dos realizadores: a representação atorial, que passa a ser frontalmente reconstruí­da e a inextricável narrativa ficcional contextual. Sendo assim, repassa-se ligeiramente o quadro histórico da relação entre o intérprete cênico e o cinema, acentuado algumas das demandas postas à atorialidade nessa tessitura. Isto posto, de caráter transdisciplinar a pesquisa se fundamentou, sobretudo, em autores voltados às teorias do ator, do cinema, conjuntamente dos estudos de gênero, atendo-se aos desdobramentos teóricos a respeito da premência de se discutir as masculinidades. Assim, seleciona o filme 68 Kill de Trent Haaga (2017) para demonstrar algumas das possibilidades de representação em reconstrução.

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Biografía del autor/a

Ricardo Di Carlo Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II (FAP)

Mestrando em Cinema e Artes do Ví­deo, pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP): Linha de pesquisa (1): Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Ví­deo. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes, pela UNINTER. Graduado em Teatro, também, pela UNESPAR. E-mail: ricodicarlo@gmail.com

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Publicado

2020-11-25

Cómo citar

FERREIRA, Ricardo Di Carlo. MASCULINIDADES EM RECONSTRUÇÃO NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 23, n. 2, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.23.2.3547. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3547. Acesso em: 22 jul. 2024.