ENTRE LUGARES: O CORPO POLÍTICO E ARTÍSTICO NA VIDEODANÇA DANCER
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2019.21.2.2889Resumen
Este artigo propõe uma reflexão acerca dos conceitos e dos meios pelos os quais a videodança Dancer constrói a sua linguagem experimental a partir do modo performativo/político e o seu enunciado como questão norteadora para discutir através da performance na esfera pública, o multiculturalismo e a tradução cultural como conceito de hibridação cultural. Para elucidar os conceitos, modos e formas assumidos em Dancer de Dara Friedman, o teórico e crítico Homi K. Bhabha será a referência base, além dos pressupostos conceitos fundamentados por André Lepecki e Néstor García Canclini. No percurso analítico desta investigação, serão estudados, a imagem, o corpo, a edição e o "entre lugar" , a partir do viés político/artístico para discutir como Dancer (re)presenta as questões atuais no mundo.
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BHABHA, Homi k. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas y estrategias comunicacionales: estudios sobre las Culturas Contemporáneas, vol. III, núm. 5, junio, 1997, pp. 109-128 Universidad de Colima Colima, México.
FRIEDMAN, Dara. Dancer de Dara Friedman. Videodança, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=So1US_-YWqM>. Acesso em: 10 jan. 2019.
LEPECKI, André. O corpo colonizado. Gesto: revista do Centro Coreográfico do Rio, vol. 3, n. 2. Rio de Janeiro: Rio Arte, p. 711, jul. 2003.
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