ART OF GAMING: GESTUALIDADES FOTOGRÁFICAS EM JOGOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2019.21.2.2888Resumen
Os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam este artigo orientam três das dimensões da Art of gaming: a fotografia, o videogame e o jogador tendo em vista os principais aspectos técnicos, estéticos, materiais e imateriais da imagem digital contemporânea. Atravessado pela noção de gestualidades fotográficas, este texto articula conceitos que transitam entre o mundo dos games e o mundo da fotografia. No âmbito geral deste trabalho, buscamos compreender as processualidades da Art of gaming a partir das condições de experiências, de jogabilidades e de imagens que envolvem os diferentes gestos de fotografar no universo dos jogos digitais. Para dar sentido a essas impressões iniciais, observamos, brevemente, uma série de fotografias produzidas por artistas, fotógrafos e jogadores no contexto fictício do jogo GTA V (Grand Theft Auto V). Com base nessas considerações, percebemos que os desdobramentos da Art of gaming suscitam questões relacionadas aos fatores lúdicos e ao potencial artístico tanto dos games quanto da fotografia.Descargas
Citas
BOGOST, Ian. A fenomenologia do videogame. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n.2, maio. 2018.
BITTENCOURT, João. Em busca da imagem videojográfica: uma cartografia das imagens de jogos digitais de 1976 a 2017. Tese de doutorado. São Leopoldo: Unisinos, 2018.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Papirus, 1993.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa-preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
______. Los gestos: fenomenología y comunicación. Barcelona: Editorial Herder, 1994.
______. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
GALLOWAY, Alexander. Gaming: essays on algoritmic culture. Minneapolis: University of Minesota Press, 2006.
JØRGENSEN, Kristine. Gameworld Interfaces. Cambrige: The MIT PRESS, 2013.
KEIFER-BOYD, Karen. Jogos Computacionais: arte no século XXI. In: SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (Org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
PERANI, Letícia. Estética, técnica e jogo: relações entre o lúdico e a arte fotográfica. Lumina, Juiz de Fora, v.08, n.1, jun. 2014.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíquia: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SMITH, Karl. The art of video game photography. Vice, United States, 18 jul. 2015. Disponível em: < https://www.vice.com/en_us/article/8qxpp4/the-art-of-video-game-photography>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.