A PESQUISA COMO EXPERIÊNCIA: A AÇÃO DA TEORIA E A PRÁTICA DO CONHECIMENTO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2017.17.2.2083Resumen
Este ensaio apresenta um breve relato acerca dos caminhos da pesquisa em
dança no estado de Santa Catarina nos últimos trinta anos, considerando que as noções depesquisa e criação na área no Brasil foram sendo modificadas na relação com os contextosos quais estavam inseridas. A discussão acerca da pesquisa em dança é articulada à noçãode experiência, bem como os processos de criação à procedimentos afetivos e políticosque problematizam o corpo, a própria dança e o mundo. A dança e sua dimensão criativae reflexiva é discutida por meio da perspectiva de se pensar a teoria como ação e a práticacomo conhecimento. Os modos com que a pesquisa se constitui carrega em si um discurso,um modo de afetar e ser afetado e um modo de subjetivação que é político. A pesquisaem dança permite reconfigurar a experiência, propiciando modos menos normatizados ecapitalizados de perceber as coisas e agir no mundo.
Palavras-chave: Pesquisa em dança. Processo de criação. Receptividade afetiva. Política
em dança. Teoria como ação e prática como conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.