O ENCONTRO DE IMAGEM E PALAVRA: ENTREVISTAS COM VANESSA PRIETO E MARINA FARIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2017.16.1.2071Resumen
Vanessa Prieto3, artista que transita por muitas linguagens, atua como atriz,
dramaturga, produtora e escritora. Estreou na TV em 2006, tendo atuado em novelas eseriados (como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" e "Zé do Caixão" ). No cinema, foi indicadaao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Candango pelo longa metragem "Falsa Loura" ,do diretor Carlos Reichenbach. Atuou também em diversos curtas-metragens premiadosem festivais nacionais e internacionais. Por seu trabalho como roteirista, foi selecionada noFSA Prodav 04/2014 - desenvolvimento de longa-metragem de animação.
No teatro, Vanessa Prieto fundou, em 2009, sua própria produtora, desde entãoidealizou, atuou e coproduziu diversos trabalhos, como os musicais "Lampião e Lancelote" (vencedor de 11 prêmios, entre eles Bibi Ferreira, APCA e Qualidade Brasil – 2013) e a "AÁrvore Berenice" . Em 2011, estreou em São Paulo o musical infantil "O Silêncio em apuros" ,de sua autoria, com direção de Débora Dubois. Em 2015, a história de "O Silêncio em apuros" se transformou em livro, marcando a estreia de Prieto como escritora. O livro conta ainda com o trabalho de ilustração de Marina Faria4 e, a primeira edição, independente e distribuída gratuitamente, foi indicada ao Prêmio Jabuti 2016 na categoria livro infantil.
Marina Faria tem realizado trabalhos de ilustração para diversas empresas, incluindoa Cia. das Letrinhas, o SESC, a Editora Abril, O Estado de São Paulo, O Boticário e aEditora Salesiana, dentre outras, desenvolvendo ilustrações editoriais, comemorativas eprojetos murais. Também ministra oficinas relacionadas ao desenho, à criação de históriase ao exercício da imaginação.
Seu trabalho como ilustradora já recebeu duas indicações ao Prêmio Jabuti, na
categoria livro infantil: em 2016 por "O Silêncio em Apuros" (edição independente, 2015),com texto de Vanessa Prieto, e em 2015, por "Quando Blufis ficou em Silêncio" (Companhiadas Letrinhas, 2014), com texto de Lorena Nobel e Gustavo Kurlat.
As presentes entrevistas online estruturadas foram feitas entre setembro e outubrode 2017, como atividades do projeto de extensão "Notícia da atual literatura brasileira:entrevistas" , que é um esforço no sentido de mapear a literatura brasileira do início doséculo XXI a partir da perspectiva dos próprios escritores.Nas páginas a seguir, Vanessa Prieto e Marina Faria discorrem sobre seus processoscriativos e refletem tanto sobre aspectos relativos às artes brasileiras contemporâneasquanto sobre o quadro político e cultural dos últimos anos e as respostas éticas por eledemandadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.