AS DETERMINAÇÕES DO PODER NO CAMPO ARTÍSTICO – MOZART, UM OUTSIDER
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1607Resumen
Este trabalho apresenta uma caracterização histórico-sociológica da trajetória profissionalde Mozart a partir do diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Busca-se compreender, por meiode uma análise crítica de suas obras, o posicionamento de Mozart como outsider no interior do campoartístico de sua época, a música de Corte. Tal posicionamento do artista reflete as determinações dopoder neste campo, desveladas pela Sociologia Figuracional de Elias e pela noção de habitus e campode Bourdieu.
PALAVRAS-CHAVE: Mozart; configuração estabelecidos-outsiders; música de corte.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.