Teoria social somática: questões e aplicações na pedagogia da dança

Autores/as

  • Jill Green

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.13.1.1444

Resumen

A educação somática é parte signifi cativa da vida de muitos dançarinos e professores. A prática somática é uma ferramenta útil, auxiliando dançarinos a moverem-se de maneira mais efi ciente. Entretanto, recentemente, tem havido um crescente interesse em posicionar a educação somática dentro do domí­nio sociocultural. "Teoria social somática" é uma abordagem somática que reconhece a construção social do corpo que dança e o mundo macrocósmico onde ele vive. Esse artigo descreve e explica a "teoria social somática" , identifi ca a necessidade de tal abordagem, explorando aplicações e questões a ela relacionadas.

Palavras-chave - teoria crí­tica, corporifi cação, pós-modernismo, teoria social somática, corpos dos alunos

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Biografía del autor/a

Jill Green

Jill Green é professora doutora do Departamento de Dança da Universidade de Carolina do Norte, Greensboro, EUA. Conduz pesquisas e ensina educação somática, prática e teoria do corpo, pesquisa pós-positivista e pedagogia da dança. Seus trabalhos têm sido publicados em diversas revistas e livros. Atuou como professora pela Fulbright (Finlândia) e foi coeditora do Dance ResearchJournal. É professora certifi cada em KineticAwareness®, dirigindo um programa de formação prática para estudantes.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

GREEN, Jill. Teoria social somática: questões e aplicações na pedagogia da dança. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.13.1.1444. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1444. Acesso em: 22 dic. 2024.