Uma, três ou cadeiras vetoriais
de Kosuth aos embeddings
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2026.34.1.11633Mots-clés :
Joseph Kosuth, cadeiridade, embeddings, Vilém Flusser, representação, filosofia da tecnologiaRésumé
Este artigo parte da obra One and Three Chairs (1965) de Joseph Kosuth para investigar como embeddings em modelos de linguagem reconfiguram a questão da "cadeiridade": o que define uma cadeira? Kosuth apresenta três modos de representação (objeto físico, fotografia, definição de dicionário) interrogando qual captura melhor a essência. Argumento que embeddings constituem um quarto modo de entender o problema: vetores em espaços latentes que não representam o referente, mas padrões textuais sobre ele. Através da filosofia da técnica de Vilém Flusser, analiso como essa tecnologia opera por proxies, distanciando-se progressivamente da coisa-em-si. Uma visualização de espaço latente demonstra que "cadeira" não emerge de propriedades intrínsecas, mas de relações estatísticas que revelam que modelos capturam como textualizamos referentes, não como os experienciamos fenomenologicamente.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Carlos D. A rosa do povo. Companhia das letras. 2012.
ALONSO, Juan. As transparências enganam. Estudos Semióticos [on-line]. Volume 15, n. 1. São Paulo, ago. 2019. p. 152–161.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacra and Simulation. Tradução: Sheila Faria Glaser. The University of Michigan Press, 1994.
BORGES, Jorge L. “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”. Sur, nº 68, mai., 1940. p. 31-4¬6.
FIRTH, J. R. The technique of semantics. Transactions of the philological society,v. 34, n. 1, 1957 (p. 36–73).
FLUSSER, Vilém. A escrita: Há futuro para a escrita? Tradução: Murilo J. Costa. São Paulo: Annablume, 2010.
FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007 [1963].
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FREITAS, Cláudia. E o significado? Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português. Orgs: Helena de Medeiros Caseli, Maria das Graças Volpe Nunes. 3a. edição. 2024 (p. 166-171).
HARRIS, Z. S. Distributional Structure. Word, v. 10, n. 2-3, 1954 (p. 146–162).
KOSUTH, Joseph. Art after philosophy and after: Collected writings 1966-1990. Massachusetts Institute of Technology, 1991.
NIE, Zhijie. When Text Embedding Meets Large Language Model: A Comprehensive Survey. In: https://arxiv.org/html/2412.09165v4. 2025.
SENO, Eloize et al. Semântica distribucional. Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português. Orgs: Helena de Medeiros Caseli, Maria das Graças Volpe Nunes. 3a. edição. 2024. (p. 192-213)
VROEMEN, Elad. Language Models as Semiotic Machines: Reconceptualizing AI Language Systems through Structuralist and Post-Structuralist Theories of Language. In: https://arxiv.org/abs/2410.13065. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.