METODOLOGIAS DE PERCURSO: ENCONTROS, TROCAS E FORMAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE CRIANÇAS E EDUCADORES EM MUSEUS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2016.14.1.1117Resumen
O presente artigo versa sobre a formação de educadores de museus e foi construído a partir de resultados obtidos na pesquisa de conclusão de graduação em Artes Visuais na UNESPAR/FAP intitulada "Educadores, Formação e Processos de Mediação: crianças pequenas e arte contemporânea no museu" . Durante a pesquisa de campo, observei a prática e conversei com educadores de museus e, ao mesmo tempo, relembrei e refleti sobre a minha própria trajetória como educadora, iniciada anos antes, visando compreender como se dá o processo de formação desses profissionais. Esta abordagem me fez apreender como algumas dificuldades encontradas nesse campo de trabalho são fruto de uma conjuntura em que a educação não formal ainda é pouco valorizada nas universidades e nos próprios museus. Em paralelo a isso, observei como as instituições museais exercem um papel formativo para esta profissão, papel este do qual nem todos os museus têm ainda plena consciência, mas que ocorre, entre outras razões, devido às universidades não darem conta da totalidade de opções de atuação dos licenciados. Igualmente, saltou-me aos olhos o papel das crianças na formação desses profissionais: como em toda a profissão, aprende-se muito na prática, mas neste caso as crianças são companheiras nestes percursos, possibilitando novas trocas a cada encontro. Assim, o artigo tem como objetivo estimular a discussão sobre a importância da formação dos educadores para a construção de uma prática educativa crítica e, ao mesmo tempo, autoral e sensível nos museus, tendo como aporte teórico autores como Anna Marie Holm (2007), Cayo Honorato (2011), Lev Vigotski (2007, 2009) e Maria Isabel Leite (2005, 2010).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.