Arte como reparação

Pressing Matter, partilha do sensível e as estéticas decoloniais do Sul Global

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11019

Palabras clave:

Arte, Estética decolonial, Partilha do sensível, Sul Global, Pressing Matter

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre o projeto Pressing Matter: Ownership, Value and the Question of Colonial Heritage in Museums, em diálogo com o conceito de estética decolonial, conforme formulado por autores como Walter Mignolo e Pedro Pablo Gomez. A partir da análise de ações promovidas pelo projeto — como residências artísticas com participantes oriundos do Sul Global — e da discussão conceitual sobre a partilha do sensível (Rancière), argumenta-se que Pressing Matter opera como uma plataforma de desconstrução crítica dos regimes museológicos coloniais. As práticas dos artistas analisados — entre eles Daniel Aguilar Ruvalcaba, Pansee Atta, Lifepatch, Aram Lee, Zoé Samudzi, Zara Julius, Hande Sever e Gelare Khoshgozaran — articulam experiências sensíveis, epistemologias situadas e modos alternativos de restituição simbólica e material. Tais práticas tensionam categorias como valor, propriedade e patrimônio, e propõem outras formas de mediação estética e política entre objetos coloniais e suas comunidades de origem. O artigo sugere que essas obras não apenas ilustram uma crítica ao eurocentrismo estético, mas performam ativamente deslocamentos ontológicos e epistêmicos que desafiam os modos hegemônicos de ver, sentir e saber, configurando-se como instâncias de uma estética decolonial em ação.

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Biografía del autor/a

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Design pela UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio pós-doutoral realizado no POSCOM-UFBA (2018), sob supervisão de Jorge Cardoso Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ2. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense UFF. Atua como chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF desde 2020. É coordenador do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq) e do projeto GameClube UFF. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa Games da Sociedade Brasileira de Estudos em Comunicação INTERCOM entre 2020 e 2022. É Vice-Presidente da Digital Games Research Association Brasil - DiGRA Brasil (2023-2025) e membro do Steering Commitee do History of Games. Interesses de pesquisa: Game Studies, Videogames e Experiência Estética, Arqueologia e História dos Games, Artes Digitais.

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Publicado

2025-12-17

Cómo citar

FERREIRA, Emmanoel. Arte como reparação: Pressing Matter, partilha do sensível e as estéticas decoloniais do Sul Global. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 58–78, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11019. Acesso em: 18 dic. 2025.