Arte como reparação
Pressing Matter, partilha do sensível e as estéticas decoloniais do Sul Global
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11019Palabras clave:
Arte, Estética decolonial, Partilha do sensível, Sul Global, Pressing MatterResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre o projeto Pressing Matter: Ownership, Value and the Question of Colonial Heritage in Museums, em diálogo com o conceito de estética decolonial, conforme formulado por autores como Walter Mignolo e Pedro Pablo Gomez. A partir da análise de ações promovidas pelo projeto — como residências artísticas com participantes oriundos do Sul Global — e da discussão conceitual sobre a partilha do sensível (Rancière), argumenta-se que Pressing Matter opera como uma plataforma de desconstrução crítica dos regimes museológicos coloniais. As práticas dos artistas analisados — entre eles Daniel Aguilar Ruvalcaba, Pansee Atta, Lifepatch, Aram Lee, Zoé Samudzi, Zara Julius, Hande Sever e Gelare Khoshgozaran — articulam experiências sensíveis, epistemologias situadas e modos alternativos de restituição simbólica e material. Tais práticas tensionam categorias como valor, propriedade e patrimônio, e propõem outras formas de mediação estética e política entre objetos coloniais e suas comunidades de origem. O artigo sugere que essas obras não apenas ilustram uma crítica ao eurocentrismo estético, mas performam ativamente deslocamentos ontológicos e epistêmicos que desafiam os modos hegemônicos de ver, sentir e saber, configurando-se como instâncias de uma estética decolonial em ação.
Descargas
Citas
ATTA, Pansee. Select Projects – Pansee Atta. Disponível em: https://panseeatta.com/. Acesso em: 29/07/2025.
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FAMER FRAMED. Lifepatch, 'Spectacular Healing’ (2019), two channel video. Commissioned by Framer Framed. Photo: Eva Broekema / Framer Framed. Disponível em: https://framerframed.nl/en/dossier/review-on-the-nature-of-botanical-gardens-at-framer-framed/lifepatch-3/. Acesso em: 26/07/2025.
GOMEZ, Pedro Pablo. Decolonialidad estética: geopolíticas del sentir el pensar y el hacer. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 369-389, maio/ago. 2019.
KHOSHGOZARAN, Gelare. GK goes to work. Disponível em: https://gelarekhoshgozaran.com/. Acesso em: 29/07/2025.
JULIUS, Zara. Zara Julius. Disponível em: https://www.zarajulius.com/about/. Acesso em: 29/07/2025.
LEE, Aram. Aram Lee. Disponível em: https://www.leearam.com/. Acesso em: 29/07/2025.
MUTUAL ART. Hande Sever: To Thread Air. Disponível em: https://www.mutualart.com/Exhibition/Hande-Sever--To-Thread-Air/5A35F3725F31EBD0. Acesso em: 26/07/2025.
MIGNOLO, Walter. Lo nuevo y lo decolonial. In: MIGNOLO, Walter; Gomez, Pedro Pablo (orgs.). Estéticas y opción decolonial. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.
MIGNOLO, Walter. The decolonial option. In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine (orgs.). On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham and London: Duke University Press, 2018.
NL TIMES. Netherlands returns skull inlaid with mosaic to Mexico. 13 December 2024. Disponível em: https://nltimes.nl/2024/12/13/netherlands-returns-skull-inlaid-mosaic-mexico. Acesso em: 29/07/2025.
PRESSING MATTER. Pressing Matter: Ownership, Value and the Question of Colonial Heritage in Museums. Disponível em: https://pressingmatter.nl/. Acesso em: 29/07/2025.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RUVALCABA, Daniel Aguilar. Volver a casa: Repatriación y Códices del Ñuu Savi. Vídeo digital, 8 minutos e 41 segundos. Villa de Tututepec de Melchor Ocampo, Oaxaca, 2024.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
SEVER, Hande. hande sever. Disponível em: https://www.handesever.org/. Acesso em: 29/07/2025.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar se negro: As vicissitudes do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. Trad. Gisela Domschke. São Paulo: Editora 34, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.