Imersão e game studies

considerações multidisciplinares que reverberam em contextos de arte na cultura digital

Authors

  • Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9562

Keywords:

videogame, comunicação digital, artes, cultura

Abstract

investigando como essa experiência é moldada por elementos artísticos e culturais. A análise foca em três títulos: Dandara: Trials of Fear, The Master’s Pupil e Paulista Invaders, destacando como cada um utiliza a arte e o contexto cultural para criar experiências imersivas. Através de metodologia qualitativa teórico-reflexiva por intermédio das Narrativas de Si, o artigo traz análises de Dandara: Trials of Fear, examinado por sua incorporação de referências culturais e artísticas brasileiras, como a obra de Tarsila do Amaral, para promover uma experiência que vai além do entretenimento, incentivando a reflexão sobre resistência e opressão; The Master’s Pupil, que utiliza a arte de Claude Monet para criar uma experiência contemplativa e imersiva, destacando a capacidade da arte de induzir estados de imersão sem narrativas explícitas; e Paulista Invaders, que é discutido pela integração do espaço urbano em game, demonstrando como a imersão pode ser enriquecida pela interação com o ambiente físico e social pela arte. A análise sugere que a imersão é um fenômeno multifacetado, influenciado não apenas pela tecnologia, mas também por fatores culturais, sociais e contextuais, concluindo que uma abordagem holística e multidisciplinar é essencial para compreender a complexidade da imersão em games no imbricamento com a arte na cultura digital.

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Author Biography

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG)

Doutor em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2024), com período de Doutorado Sanduíche na Université du Québec en Outaouais (Canadá) pelo PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela instituição de fomento CAPES. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com dissertação laureada (2020). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFBaiano (2024), Especialista em Educação, Jogos e Ludicidade para o Ensino pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2022) e Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Sete de Setembro (2016). Realizou intercâmbio facilitado pelo English Language Center da Brigham Young University, no estado de Utah, EUA (2013-2014), no curso de English Language and Linguistics. É integrante do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais e do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); membro da ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, do CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games e da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Possui interesse nas áreas de Cibercultura, Comunicação Digital, Videogames, Tecnologias, Imagem e Imaginário, Narrativas, Linguagem, Educação Tecnológica, Cinema, Ficção Seriada e Cultura Pop.

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Published

2024-12-18 — Updated on 2024-12-18

How to Cite

COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. Imersão e game studies: considerações multidisciplinares que reverberam em contextos de arte na cultura digital. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 53–81, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9562. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9562. Acesso em: 22 dec. 2024.