A Winston Parva de Lars von Trier
estabelecidos e outsiders no filme Dogville (2003)
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9161Keywords:
cinema e sociologia, interação social, estabelecidos e outsiders, normas sociaisAbstract
Esse artigo tece algumas interpretações sobre o filme Dogville (2003), dirigido por Lars von Trier, à luz da perspectiva sociológica de Norbert Elias e John Scotson (2000). Em Os estabelecidos e os outsiders, Elias e Scotson estudaram as relações de poder em uma pequena comunidade, de nome fictício Winston Parva, nas proximidades de Leicester, na Inglaterra. Os autores investigam a oposição entre os antigos (estabelecidos) e os novos habitantes da comunidade (outsiders), a fim de explicar as relações de poder, as tensões e as formas da exclusão social por meio de práticas, como a desconfiança, as fofocas e o menosprezo pelos outsiders. Essas questões estão presentes no filme Dogville e vividas pela personagem Grace (Nicole Kidman), que por ser ela mesma alguém “de fora”, enfrenta dramas semelhantes aos dos outsiders de Winston Parva, indo da hospitalidade interesseira dos moradores do pequeno vilarejo até o surpreendente desfecho final da trama.
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