(RE)CONHECER-SE AOS OLHOS DE OUTRA
UM OLHAR SOBRE RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4608Keywords:
Retrato de uma jovem em chamas;, Olhar, (Re)conhecimento de si e do outro, Comunidade Feminina, Experiência LésbicaAbstract
A experiência lésbica toma o primeiro plano nesse artigo ao analisar o relacionamento de Héloïse e Marianne em Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma. Pela perspectiva da transformação do olhar compartilhado pelas personagens, tece-se uma análise que busca problematizar como as escolhas formais no filme produzem efeitos de sentido que sinalizariam uma passagem para uma outra constituição ético-política e estética potencializada pelos vínculos entre experiência lésbica, (re)conhecimento de si e do outro e modos do viver compartilhado. Visibiliza-se tais transformações, na obra, a partir de três (retr)atos: Olhar Institucionalizado e Norma, Intimidade e Comunidade e, por último, Amor e Memória. Um diálogo feminista ampara esta análise, especialmente com alguns textos de Laura Mulvey (1983), Adrienne Rich (1979; 2010) e Anne Carson (1988; 2003). Tais autoras permitem bases analíticas para pensar os vínculos entre escolhas formais e olhar, reconhecimento, vida e continuum lésbico em Retrato de uma Jovem em Chamas.
Downloads
References
CARSON, Anne. Eros the Bittersweet. 1 ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1988.
CARSON, Anne. If not, Winter: Fragments of Sappho. 1 ed. Nova Iorque: Vintage Books, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de Estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
HEENEY, Alex. Céline Sciamma on Portrait of a Lady on Fire. In: HEENEY, Alex; SMITH, Orla (Edit.). Portraits of Resistance: The Cinema of Céline Sciamma. Toronto: Seventh Row, 2020 (p. 74-85).
MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
MUREDDA, Angelo. Unlearning the male gaze. In: HEENEY, Alex; SMITH, Orla (Edit.). Portraits of Resistance: The Cinema of Céline Sciamma. Toronto: Seventh Row, 2020 (p. 95-102).
RETRATO de Uma Jovem em Chamas. Direção: Céline Sciamma. França: Lilies Films, 2019. DVD.
RICH, Adrienne. On lies, secrets and silence. Nova Iorque: Norton and Co, 1979.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas, n. 5, 2010 (p. 17-44).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.